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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O PIBID de artes visuais da Univali: concepções e estratégias
metadata.dc.creator: Costa, Denise
metadata.dc.contributor.advisor1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Flávio
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação está em consonância com a linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Processos de Aprendizagem e com os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora do Mestrado em Educação da UNIVALI. Este trabalho, ilustrado pelas obras e palavras de Vincent van Gogh, desvela as concepções epistemológicas e metodológicas de ensino que subjazem as estratégias promovidas pelos licenciandos de Artes Visuais da UNIVALI por meio do PIBID. Como metodologia, a abordagem qualitativa foi combinada à técnica de análise de conteúdo por possibilitar a inferência no tratamento de dados. Os aportes teóricos estão sustentados por Duarte Jr. (2010), Maffesoli (1998), Pareyson (1984), Dewey (2010), Read (2001), Arnheim (2011), Mattar (2010), Barbosa (2005), Richter (2008), Arroyo (2010), Biasoli (1999), Rosa (2005), Hernandez (2000), entre outros. Os instrumentos de coletas de dados foram: portfólios dos licenciandos; entrevistas com os sujeitos participantes: coordenadora institucional e de gestão do PIBID, coordenadora de Artes Visuais e outras duas coordenadoras de área, uma professora supervisora, quatro licenciandos de Artes Visuais e uma licencianda de Matemática; observações em encontros de formação, orientação e planejamento; Leis e documentos. Para a análise dos portfólios, fiz um recorte entre agosto de 2011 a julho de 2012, com os objetivos de identificar os pressupostos teóricos do projeto PIBID na UNIVALI e ações na área de Artes Visuais; analisar as estratégias desenvolvidas pelos licenciandos do PIBID nas escolas de Educação Básica; e identificar possíveis mudanças pedagógicas na ação do professor supervisor a partir do subprojeto de Artes Visuais. Apresento um aprofundamento teórico e histórico sobre ensino da Arte no Brasil e a introdução da disciplina no currículo escolar; o conceito de arte e sua importância no contexto da educação; o PIBID como nova política pública nacional; o desenvolvimento do programa na UNIVALI; as estratégias desenvolvidas pelos licenciandos de Artes Visuais e os impactos e perspectivas do programa. Ao analisar os pressupostos teóricos do ensino da Arte, reafirmo que a epistemologia só ocorre no conjunto história, estética, crítica e produção artística. Fato percebido nas ações realizadas pelos grupos dos licenciandos pesquisados. Nas intervenções realizadas foi observada a utilização adequada das metodologias do ensino da arte, sempre combinadas às propostas triangular, estética do cotidiano, interculturalismo e cultura visual. Destacam-se, no grupo 1 a proposta triangular e no grupo 2 a estética do cotidiano. A partir deste estudo considero que as perspectivas passam a ser mais claras e favoráveis aos futuros docentes contemplados com a oportunidade de participar de um programa inovador, que possibilita vivências pedagógicas; as ações do programa movimentam a rotina escolar de forma positiva; os licenciandos tornam-se mais motivados para exercer a profissão docente; a arte deve compor a educação estética firmando um contato estreito com a cultura local; a educação estética deve fazer parte dos currículos dos cursos de formação docente, pois a arte na escola é um dos meios para se educar o sensível. É importante pontuar que este trabalho de pesquisa permitiu aprimorar meus conhecimentos no campo da educação, das abordagens teóricas e práticas para o ensino da Arte e na ampliação do sensível.
Abstract: This dissertation is part of the line of research Culture, Technology and Learning Processes and the studies carried out by the Research Group Culture, School and Creative Education of the Master s degree in Education of UNIVALI. This project, illustrated by the works and words of Vincent van Gogh, uncovers the epistemological and methodological concepts of teaching underlying the strategies promoted by graduates in Visual Arts at UNIVALI through the PIBID. In terms of methodology, the qualitative approach was combined with the technique of content analysis, to allow inference in the data treatment. The theoretical contributions were based on the works of Duarte Jr. (2010), Maffesoli (1998), Pareyson (1984), Dewey (2010), Read (2001), Arheim (2011), Mattar (2010), Barbosa (2005), Richter (2008), Arroyo (2010), Biasoli (1999), Rosa (2005), and Hernandez (2000), among others. The tools used to collect the data were: graduates portfolios; interviews with participants: institutional coordinator and management coordinator for the PIBID, coordinator of Visual Arts and another two coordinators in the field, a teacher supervisor, four Visual Arts graduates, and a Mathematics graduate; observations in training, guidance and planning meetings; Laws and documents. Portfolios were analyzed for the period August 2011 to July 2012, seeking to identify the theoretical assumptions of the PIBID project at UNIVALI and its actions in the fields of Visual Arts; to analyze the strategies developed by PIBID graduates in Elementary Schools; and to identify possible pedagogical changes in the teacher supervisor s actions, based on the subproject of Visual Arts. I introduce a theoretical and historical study on the teaching of Arts in Brazil and the introduction of the discipline in school programs; the concept of art and its importance in the context of education; the PIBID as a new national public policy; the development of the program at UNIVALI; the strategies developed by Visual Arts graduates; and the impacts and perspectives of the program. Analyzing the theoretical assumptions of Art Studies, I reaffirm that epistemology only occurs in the set of history, aesthetics, critique and artistic production. This fact was observed in the actions of the groups of graduates studied. In the interventions carried out, adequate use of the methodologies of Art Studies was used, always combined with the triangular propositions, day-to-day aesthetics, interculturalism and visual culture. In Group 1, the triangular proposition was highlighted, and in Group 2, the day-to-day aesthetics was highlighted. Based on these studies, I consider that the perspectives become clearer and more favorable to the future teachers considered, with the opportunity to participate in an innovative program that enables pedagogical experiences; the actions of the program brought positive changes to the school s routine; the graduates become more motivated to exercise their profession as teachers; art should form part of aesthetics education, creating a close connection with the local culture; aesthetics education should be part of the teacher training curricula, as art in schools is one of the ways of developing the sensitive side. This study also enabled me to enhance my knowledge in the field of education, in my theoretical and practical approaches to Art Studies and in the broadening of sensitivity.
Keywords: Ensino da Arte
Concepções epistemológicas
Concepções metodológicas
PIBID
Educação estética
Art Studies
Epistemological Concepts
Methodological Concepts
PIBID
Aesthetics Education
Artes - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: COSTA, Denise. O PIBID de artes visuais da Univali: concepções e estratégias. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1690
Issue Date: 5-Apr-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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