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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um estudo das concepções de professores e gestores de uma escola pública estadual sobre o projeto de educação ambiental e alimentar, AMBIAL
metadata.dc.creator: Pereira, Alessandro
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação, desenvolvida na linha de Pesquisa Práticas Docentes e Formação Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali, junto ao Grupo de Pesquisa Educação Estudos Ambientais e Sociedade, teve por objetivo investigar as concepções de Educação Ambiental de professores e gestores educacionais participantes do projeto de Educação Ambiental e Alimentar- AMBIAL, na escola E.E.B. Dep. Altir Webber de Mello, município de Curitibanos-SC, no período de 2003 a 2010. São seus objetivos específicos: Caracterizar as práticas e as atividades escolares organizadas e efetuadas pelo Projeto AMBIAL na Escola, explicitando as funções exercidas por professores com os educandos e dos gestores educacionais da escola envolvidos no Projeto AMBIAL; Relacionar os objetivos do Projeto AMBIAL aos objetivos da Educação Ambiental; Analisar as concepções de Educação Ambiental subjacentes (objetivos e princípios) dos professores e gestores da escola participantes do projeto AMBIAL. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso (LUDKE e ANDRÉ, 1996). Para analisar os dados, foram seguidas as etapas descritas por Bardin (2011). Os instrumentos de coleta de informações utilizados foram entrevista semiestruturada e análise documental (YIN, 2010). Foram entrevistados três professores efetivos e dois gestores educacionais da Unidade Escolar. A análise nos permite afirmar que o projeto AMBIAL, no que tange a suas prerrogativas, promover espaço para atividades interdisciplinares para os educandos, atingiu o seu propósito, quanto à inserção da dimensão ambiental não. Alguns fatores e obstáculos pedagógicos e epistemológicos destacados pelos professores e gestores em suas narrativas mereceriam melhor direcionamento, como: formação continuada; espaço para serem realizadas as atividades; extensão do projeto para toda a comunidade escolar; diminuir a rotatividade de professores no projeto; falta de comprometimento na execução; falta de acompanhamento e continuidade do projeto (finalizado em 2010 pelo governo estadual). Por outro lado, segundo os educadores, houve vários pontos positivos: participação nas atividades e respeito pelos professores por parte dos alunos; diminuição da violência (entre alunos); atividades variadas na escola; organização da prática docente dos professores participantes do projeto. Conclui-se que questões a respeito da Educação Ambiental no AMBIAL não ficaram claras, no entendimento dos educadores, restringindo-se a temas pontuais como a reciclagem e cuidado com a água, por exemplo, evidenciando que ações específicas de formação de educadores ambientais são essenciais. É necessário que novas pesquisas envolvendo o AMBIAL possam ser estendidas para outras regiões do estado de Santa Catarina, com a finalidade de comparação, para podermos avaliar como essa política do governo estadual afetou a realidade sobre a discussão da problemática ambiental e alimentar.
Abstract: This dissertation, which was developed as part of the line of Research Teaching Practices and Professional Training of the Postgraduate Program in Education of Univali, together with the Research Group Education, Environmental Studies and Society, aimed to investigate the concepts of Environmental Education held by teachers and educational managers who participated in the Educação Ambiental e Alimentar [Education on the Environment and Food] AMBIAL Project at the school E.E.B. Dep. Altir Webber de Mello, in the municipality of Curitibanos-SC, from 2003 to 2010. Its specific objectives were: to characterize the teaching practices and activities organized and carried out by the AMBIAL Project in the School, explaining the functions carried out by the teachers and students, and the educational managers of the school involved in the Project; to Link the objectives of the AMBIAL Project to the objectives of Environmental Education; and to Analyze the underlying concepts of Environmental Education (objectives and principles) among the teachers and managers of the school who participated in the Project. The research was qualitative, of the case study type (LUDKE and ANDRÉ, 1996). For the data analysis, the steps described by Bardin (2011) were used. The tools used to collect information were semistructured interviews and document analysis (YIN, 2010). Three teachers and two educational managers of the school were interviewed. The analysis revealed that the AMBIAL Project, in relation to its prerogatives, i.e. promoting space for interdisciplinary activities for the students, was not achieving its proposed objectives in regard to the inclusion of the environmental dimension. Some pedagogical and epistemological factors and obstacles highlighted by the teachers and managers in their narratives need to be addressed. These included; professional development; space to carry out the activities; extending the project to the entire school community; lack); decreasing the turnover of teachers involved in the project; a lack of commitment to its execution; follow-up and continuity of the project (it was terminated in 2010 by the state government). On the other hand, according to the educators, there were a number of positive points, such as; participation in activities and respect for the teachers on the part of the students; a decrease in levels of violence (among students); varied activities in the school; and organization of the teaching practice of those teachers who took part in the project. It is concluded that questions regarding Environmental Education in the AMBIAL Project were not clear, in the educators understanding, but were restricted to certain themes, like recycling and safeguarding water resources, for example, showing that specific actions to train environmental educators are essential. There is a need to extend new studies involving AMBIAL to other regions of the State of Santa Catarina, in order to provide comparisons that will enable us to assess the effects this state government policy has had on the reality, and promote discussion of environmental and food issues.
Keywords: Projeto AMBIAL
Concepções de Educação Ambiental
Formação Docente
Organização Didática
AMBIAL Projects
Concepts of Environmental Education
teacher training
Didactic Organization
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: PEREIRA, Alessandro. Um estudo das concepções de professores e gestores de uma escola pública estadual sobre o projeto de educação ambiental e alimentar, AMBIAL. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1691
Issue Date: 6-Mar-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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