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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Diálogo entre o ensino e a aprendizagem da língua escrita no 1º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Cristo, Beatriz Kohn de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Contexto Educativo e Prática Docente e teve como objetivo verificar a relação entre a prática do professor alfabetizador e a aprendizagem da língua escrita pelas crianças alunas no 1º ano do ensino fundamental. Para tanto, investigamos duas professoras alfabetizadoras e a evolução de aprendizagem de seus alunos. Neste estudo, partimos do pressuposto de uma concepção de língua escrita baseada em uma perspectiva dialógica e interativa (Geraldi, 2003). O ensino deve dar-se de forma a priorizar atividades em que a língua escrita atenda a uma situação real de construção de sentidos que se estabelece na interação com o outro e com finalidade comunicativa. Soares (2004) destaca que é necessário que tanto atividades que promovam a aquisição do sistema de escrita como seu uso nas mais variadas situações sociais devem ser proporcionadas pelo professor alfabetizador. Essas atividades devem ocorrer de forma interdependente, indissociáveis e simultâneas. Os estudos de Ferreiro e Teberosky (1985) sobre a psicogênese da língua escrita possibilitaram a compreensão de que a aprendizagem da escrita é conceitual e, portanto, envolve aspectos cognitivos complexos. Morais (2012) também veio contribuir no sentido de alertar sobre a importância de desenvolver a consciência fonológica dos alunos. Esses estudos serviram de base teórica para a análise da prática pedagógica das duas professoras alfabetizadoras que fazem parte desta pesquisa. Realizamos uma investigação de abordagem qualitativa com base nos trabalhos de Lüdke e André (1986), os quais consideram fundamental o contato direto do pesquisador com a situação estudada ao retratar a perspectiva dos participantes da pesquisa. Foram realizadas: observações das práticas pedagógicas das duas professoras que ocorreram no mês de março e início de abril de 2012; entrevistas com as duas professoras com o objetivo de compreender o que elas pensam a respeito do ensino da língua escrita no 1º ano do Ensino Fundamental; e avaliações individuais dos alunos com o objetivo de avaliar o conhecimento dos alunos em relação às 26 letras do alfabeto, de verificar a hipótese de escrita dos alunos, de avaliar a consciência fonológica em relação aos sons iniciais e finais das palavras. Para análise, os dados foram triangulados. Nesse processo, utilizamos, como unidades analíticas, as estratégias de ensino para a aprendizagem do sistema alfabético e de letramento, e consideramos os procedimentos utilizados pelas professoras em suas práticas pedagógicas. Todas essas atividades foram trianguladas com a aprendizagem das crianças em um período de oito meses (fevereiro a outubro de 2012). Esta pesquisa vem a revelar que tanto atividades voltadas à aquisição do sistema de escrita alfabética como atividades voltadas ao letramento são importantes, pois a professora que desenvolveu mais atividades de alfabetização (apropriação da escrita em si) foi a turma que conseguiu maior índice de alunos silábico-alfabético e alfabético no final do ano (80%). Já a professora que desenvolveu mais atividades voltadas ao letramento foi a turma que mais evoluiu nos seus conceitos de escrita, apesar de, no final do ano, ainda ter 35% dos seus alunos no nível silábico sem valor sonoro, e 65% dos alunos no nível silábico alfabético ou alfabético. Portanto, na prática do professor alfabetizador, fazem-se imprescindíveis atividades voltadas à apropriação e à compreensão do sistema de escrita alfabética para que o aluno possa alfabetizar-se de forma a poder ler e escrever com autonomia.
Keywords: Alfabetização
Prática pedagógica
Aprendizagem dos alunos
Letramento
Literacy
Pedagogical practices
Students learning
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: CRISTO, Beatriz Kohn de. Diálogo entre o ensino e a aprendizagem da língua escrita no 1º ano do ensino fundamental. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1692
Issue Date: 6-Jun-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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