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metadata.dc.type: Dissertação
Title: UM ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Gazzoni, Castelo José Ruaro
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Mauro
metadata.dc.contributor.referee2: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.description.resumo: O estudo caracteriza o processo de formação continuada em Educação Ambiental para inserção da dimensão ambiental no ensino de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, nas unidades de ensino de um colégio particular, com 24 profissionais, sendo 20 professores e 4 coordenadores. Essa formação teve suas etapas desenvolvidas durante o ano de 2004 e 2005, sendo que, no último semestre, ocorreu a realização de três projetos de intervenção elaborados pelos professores/coordenadores para as 3 unidades de ensino, nas cidades de Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú. Neste estudo de caso, buscou-se identificar o desenvolvimento da temática ambiental durante e após o processo de formação continuada, bem como a inserção dos objetivos e princípios da EA nas práticas pedagógicas dos grupos de professores de cada unidade do colégio, e caracterizar as ações pedagógicas para a inserção da dimensão ambiental nas três unidades. Na análise do curso desenvolvido, destacou-se a evolução conceitual do grupo frente à temática ambiental, as mudanças atitudinais e de valores, bem como as estratégias inovadoras nas ações didático-pedagógicas dos professores. O tratamento dos dados deu-se mediante a análise de questionário de diagnóstico dos professores, relacionando a temática ambiental, suas percepções sobre o meio ambiente, seus relatos, depoimentos das atividades, entrevistas semi-estruturadas e análise de questionário após a implantação dos projetos de intervenção. Verificou-se que houve avanços significativos nas práticas de inserção de dimensão ambiental no Colégio Unificado quanto ao diagnóstico e minimização de problemas ambientais diagnosticados, com envolvimento significativo de docentes, pais e alunos. Constatou-se, também, que, em algumas atividades dos projetos, há ainda uma dificuldade de ruptura com o paradigma da EA tradicional e que muitas práticas e ações podem evoluir para uma dimensão política mais efetiva de enfrentamento da problemática sócioambiental.
Abstract: The following research has the objective to emphasize the results of the implementation of an environment-trend study in a private school, from learning grades 1 through 4 Elementary School. The supervision of such project was made by 24 professionals in education, including 20 teachers and 4 elementary school coordinators. This project was developed during the year of 2004 and 2005. In the last semester of 2005, the research group created 3 special projects for the 3 the learning units, i.e., Itajaí, Itapema and Balneário Camboriú. The research that focused on the qualitative side identified an environment trend development during and after the implementation process. It also confirmed the achievement of the desired goal in each learning unit as well as the complementation with the principals required by Environmental Education on educational practices lead by group of teachers. Analyzing the course developed, it was established a great weight on the conceptual development of the group en route for an environmental trend, changes in attitudes and values as well as innovative strategies by and teachers and students. The result of the research came from the analyses of the teachers s questioner and perception related to environment trends, feedback from activities, structure interviews and deep analyses of a questioner after the implementation of intervention projects, It was verified, in this research, a great improvement on practices and values toward the environment in the Colegio Unificado. Such is also true in ways that students and parents solve and diagnose environment problems. Concluding, it is worth point out that, a couple of activities including in this project still find difficulties to adapt to the traditional regulation of Environmental Education. Notwithstanding, practices yet may be improved and/ or adjusted to enhancement such guideline.
Keywords: educação ambiental
formação docente
dimensão ambiental
ensino fundamental
environmental education
teacher formation
environmental dimension
elementary school
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: GAZZONI, Castelo José Ruaro. UM ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1693
Issue Date: 3-Apr-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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