Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGazzoni, Castelo José Ruaro-
dc.creator.IDCPF:58276211968por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769833721835757por
dc.contributor.advisor1Guerra, Antonio Fernando Silveira-
dc.contributor.advisor1IDCPF:29894930930por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708885T5&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee1IDCPF:89919459704por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221por
dc.contributor.referee2Schlindwein, Luciane Maria-
dc.contributor.referee2IDCPF:79886086904por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707605Z7&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:44:57Z-
dc.date.available2006-09-18-
dc.date.issued2006-04-03-
dc.identifier.citationGAZZONI, Castelo José Ruaro. UM ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1693-
dc.description.resumoO estudo caracteriza o processo de formação continuada em Educação Ambiental para inserção da dimensão ambiental no ensino de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, nas unidades de ensino de um colégio particular, com 24 profissionais, sendo 20 professores e 4 coordenadores. Essa formação teve suas etapas desenvolvidas durante o ano de 2004 e 2005, sendo que, no último semestre, ocorreu a realização de três projetos de intervenção elaborados pelos professores/coordenadores para as 3 unidades de ensino, nas cidades de Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú. Neste estudo de caso, buscou-se identificar o desenvolvimento da temática ambiental durante e após o processo de formação continuada, bem como a inserção dos objetivos e princípios da EA nas práticas pedagógicas dos grupos de professores de cada unidade do colégio, e caracterizar as ações pedagógicas para a inserção da dimensão ambiental nas três unidades. Na análise do curso desenvolvido, destacou-se a evolução conceitual do grupo frente à temática ambiental, as mudanças atitudinais e de valores, bem como as estratégias inovadoras nas ações didático-pedagógicas dos professores. O tratamento dos dados deu-se mediante a análise de questionário de diagnóstico dos professores, relacionando a temática ambiental, suas percepções sobre o meio ambiente, seus relatos, depoimentos das atividades, entrevistas semi-estruturadas e análise de questionário após a implantação dos projetos de intervenção. Verificou-se que houve avanços significativos nas práticas de inserção de dimensão ambiental no Colégio Unificado quanto ao diagnóstico e minimização de problemas ambientais diagnosticados, com envolvimento significativo de docentes, pais e alunos. Constatou-se, também, que, em algumas atividades dos projetos, há ainda uma dificuldade de ruptura com o paradigma da EA tradicional e que muitas práticas e ações podem evoluir para uma dimensão política mais efetiva de enfrentamento da problemática sócioambiental.por
dc.description.abstractThe following research has the objective to emphasize the results of the implementation of an environment-trend study in a private school, from learning grades 1 through 4 Elementary School. The supervision of such project was made by 24 professionals in education, including 20 teachers and 4 elementary school coordinators. This project was developed during the year of 2004 and 2005. In the last semester of 2005, the research group created 3 special projects for the 3 the learning units, i.e., Itajaí, Itapema and Balneário Camboriú. The research that focused on the qualitative side identified an environment trend development during and after the implementation process. It also confirmed the achievement of the desired goal in each learning unit as well as the complementation with the principals required by Environmental Education on educational practices lead by group of teachers. Analyzing the course developed, it was established a great weight on the conceptual development of the group en route for an environmental trend, changes in attitudes and values as well as innovative strategies by and teachers and students. The result of the research came from the analyses of the teachers s questioner and perception related to environment trends, feedback from activities, structure interviews and deep analyses of a questioner after the implementation of intervention projects, It was verified, in this research, a great improvement on practices and values toward the environment in the Colegio Unificado. Such is also true in ways that students and parents solve and diagnose environment problems. Concluding, it is worth point out that, a couple of activities including in this project still find difficulties to adapt to the traditional regulation of Environmental Education. Notwithstanding, practices yet may be improved and/ or adjusted to enhancement such guideline.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3897/Castelo%20Gazzoni.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectdimensão ambientalpor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectteacher formationeng
dc.subjectenvironmental dimensioneng
dc.subjectelementary schooleng
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUM ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Castelo Gazzoni.pdf2,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.