Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1694
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O teatro como abordagem educativa na prevenção de risco ambiental: peça teatral "Heróis somos todos nós" em escolas de Jaraguá do Sul, SC
metadata.dc.creator: Costa, Luciana Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Este estudo, desenvolvido na linha de pesquisa Práticas Docentes e Formação Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI, junto ao Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade, tem como objetivo geral caracterizar os limites e as possibilidades do Teatro como abordagem educativa no desenvolvimento de noções sobre Defesa Civil, Percepção e Prevenção de Risco Ambiental, a partir de apresentações da peça teatral Heróis Somos Todos Nós em escolas da rede pública de ensino de Jaraguá do Sul, SC, no período de 2011 a 2012. Busca, também, identificar a percepção de professores e gestores da rede municipal de ensino e do diretor da Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul sobre as contribuições da referida peça teatral, ao buscar desenvolver essas noções e ações preventivas; avaliar se a peça está atingindo os objetivos propostos pelo Programa Encosta Legal quanto os temas em questão; as contribuições da mesma na orientação da população quanto à percepção e à prevenção dessa problemática; e, ainda, analisar o roteiro da peça teatral no que se refere às noções de Defesa Civil, percepção e prevenção de risco ambiental. A fundamentação teve por base autores e autoras como Beck (2011), (Boal 1991) e Reverbel (1997), dentre outros. A abordagem da pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como Estudo de Caso (ANDRÉ, 2005). Algumas categorias foram identificadas na análise do conteúdo das entrevistas levantadas junto aos participantes da pesquisa, que dizem respeito à Percepção e Prevenção de Risco Ambiental e do Teatro como abordagem educativa para esse fim. Identificamos, a partir das análises das entrevistas realizadas com dez participantes, um bom potencial da peça teatral Heróis Somos Todos Nós como instrumento de sensibilização nos temas Defesa Civil, Percepção e Prevenção de Risco Ambiental. Entretanto, para que assuma seu papel enquanto abordagem educativa, é necessário a mudança na aplicação do projeto de Educação Ambiental nas escolas, como também no roteiro da peça, no sentido de maior aproximação com a teoria do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. A pesquisa nos fez acreditar no Teatro como abordagem educativa que proporcionará um saber ambiental de forma lúdica. Ainda concluímos da necessidade tanto do apoio do Poder Público, quanto da sociedade civil, na aplicação de trabalhos de esclarecimento da prevenção das situações de risco, antes que novamente aconteçam as tragédias como as dos últimos anos no estado e na região norte de Santa Catarina, inclusive no município de Jaraguá do Sul.
Abstract: This study, developed as part of the line of research "Educational Practices and Training" of the Postgraduate Program in Education of UNIVALI, together with the Research Group Education, Environmental Studies and Society, aims to characterize the limits and the possibilities of Theater as educational approach for developing notions of Civil Defense, and Perception and Prevention of Environmental Risk, based on presentations of the play Heróis somos todos nós (We are all heroes) in schools of the public education network of Jaraguá do Sul, SC, during the period 2011 to 2012. Its other aims are: to identify the views of teachers and municipal school managers, and the Director of the Office of Civil Defense of Jaraguá do Sul, on the contributions of the play to the development of these ideas and preventive actions; to evaluate whether the play is achieving the objectives proposed by the Encosta Legal program in relation to the themes in question; to determine its contributions in guiding the population in terms of awareness and prevention of this problem; and to analyze the script of the play in relation to the notions of Civil Defense, and perception and prevention of environmental risk. The rationale was based on authors like Beck (2011), (Boal 1991) and Reverbel (1997), among others. A qualitative research approach was used, characterized as a Case Study (ANDREW, 2005). Some categories were identified in the content analysis of the interviews carried out with research participants, relating to Perception and Prevention of Environmental Risk, and Theater as an educational approach for this purpose. Based on the analyses of the interviews carried out with ten participants, we found that the play in question has good potential to raise awareness on the issues in question. However, to assume its role as educational approach, it is necessary to change the way the environmental education project is implemented in schools, and to alter the script of the play, to bring it closer to the theory of Augusto Boal s theory of the Theater of the Oppressed . The research led us to believe that Theater is an educational approach capable of providing a learning environment that is also fun. We also conclude that there is a need for support from the government and civil society, to implement the work of clarifying the preventing situations of risk, in order to prevent a recurrence of the tragedies seen in recent years, in the state and in the northern part of Santa Catarina, including the city of Jaraguá do Sul.
Keywords: Teatro
Percepção e Prevenção de Risco
Environmental Education
Theatre
Perception and Risk Preventio
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: COSTA, Luciana Lima da. O teatro como abordagem educativa na prevenção de risco ambiental: peça teatral "Heróis somos todos nós" em escolas de Jaraguá do Sul, SC. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1694
Issue Date: 25-Mar-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Lima da Costa.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.