Please use this identifier to cite or link to this item:
https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1695
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A prática pedagógica em ambientes televisivos: análise da atuação docente em cursos da modalidade EAD |
metadata.dc.creator: | Zambon, Marinez Chiquetti |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Raabe, André Luís A. |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Maximo, Luís Fernando |
metadata.dc.contributor.referee1: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferri, Cassia |
metadata.dc.description.resumo: | A educação a distância, no Brasil, está sendo amplamente disseminada, através de diferentes formatos de curso e com uma variedade de aparatos tecnológicos como suporte. Pensando nisto, este estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica em cursos na modalidade a distância, pautada pelo uso de Ambiente Televisivo (AT), como principal meio de comunicação síncrono ou assíncrono. Na organização do estado de conhecimento, relacionado ao tema desta investigação, fez-se análise de artigos, dissertações e teses em fontes acadêmicas e não se localizou pesquisas similares no que tange o enfoque específico na preocupação com a prática pedagógica em ambientes televisivo, também foi feito foi um ensaio em que o docente entrevistado relatou a partir da vivência da sua prática pedagógica, partes dos relatos da entrevista será citado no estudo. Na metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa, optando-se pela técnica de estudo de caso, sendo que a coleta dos dados foi realizada por meio de questionário, entrevista semiestruturada e observação da pesquisadora. A investigação aconteceu em três cursos diferentes em que foram feitas abordagens em uma disciplina de cada curso, um curso técnico e dois cursos de especialização. A coleta de dados ocorreu em dois momentos específicos: no primeiro foi aplicado questionário para os discentes que participaram da aula nos respectivos cursos e simultaneamente a pesquisadora fez a sua observação através de filmagem feita durante todo o decorrer da aula, uma semana após, realizou-se a entrevista com o mesmo docente que ministrou a disciplina nos respectivos cursos descritos acima. A análise dos dados acorreu através de triangulação confrontado às três percepções pesquisadas. Os sujeitos participantes foram os discentes de três cursos diferentes, num total de quarenta e oito, e os docentes que ministram disciplinas nos cursos, num total de três. Juntando a entrevista com a pesquisa em fontes acadêmicas ficou formalizada a necessidade de busca de pesquisas com maior profundidade ao tema do estudo. Na fundamentação teórica o enfoque e diálogo com os autores foram com a educação a distância no Brasil, os modelos de EAD, a descrição dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Rede E-tec do Brasil de educação a distância, os ambientes televisivos, a prática pedagógica na EAD. A possibilidade de planejamento, as estratégias de ensino com a aula expositiva, que são amplamente utilizadas nestes ambientes, também foram contempladas neste trabalho, interpretando a necessidade de desenvolver estratégias para a EAD e percebendo a necessidade de novas versões para a Didática e de aulas expositivas. Com o movimento da pesquisa e busca dos objetivos, ficou evidente que a prática pedagógica em cursos de EAD com AT deixa lacunas quanto à formação docente, mostrando fragilidade no planejamento, e insegurança na sua atuação como docente. desta forma, concluímos que desenvolver novas competências através de formação específica nesta área, para o docente que trabalha com EAD em AT pode favorecer o planejamento da sua ação pedagógica, oferecendo inovação e qualidade, aliado a melhor saber fazer deste profissional. |
Keywords: | Ambientes Televisivos Educação a Distância Prática Pedagógica Television Environments Distance Education Teaching Practice Ensino a distância |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | Universidade do Vale do Itajaí |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIVALI |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Educação |
Citation: | ZAMBON, Marinez Chiquetti. A prática pedagógica em ambientes televisivos: análise da atuação docente em cursos da modalidade EAD. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1695 |
Issue Date: | 18-Dec-2012 |
Appears in Collections: | Importação Nova 20150826 Coleção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marinez Chiquetti Zambon.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.