Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1695
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática pedagógica em ambientes televisivos: análise da atuação docente em cursos da modalidade EAD
metadata.dc.creator: Zambon, Marinez Chiquetti
metadata.dc.contributor.advisor1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Maximo, Luís Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Giraffa, Lucia Maria Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: A educação a distância, no Brasil, está sendo amplamente disseminada, através de diferentes formatos de curso e com uma variedade de aparatos tecnológicos como suporte. Pensando nisto, este estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica em cursos na modalidade a distância, pautada pelo uso de Ambiente Televisivo (AT), como principal meio de comunicação síncrono ou assíncrono. Na organização do estado de conhecimento, relacionado ao tema desta investigação, fez-se análise de artigos, dissertações e teses em fontes acadêmicas e não se localizou pesquisas similares no que tange o enfoque específico na preocupação com a prática pedagógica em ambientes televisivo, também foi feito foi um ensaio em que o docente entrevistado relatou a partir da vivência da sua prática pedagógica, partes dos relatos da entrevista será citado no estudo. Na metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa, optando-se pela técnica de estudo de caso, sendo que a coleta dos dados foi realizada por meio de questionário, entrevista semiestruturada e observação da pesquisadora. A investigação aconteceu em três cursos diferentes em que foram feitas abordagens em uma disciplina de cada curso, um curso técnico e dois cursos de especialização. A coleta de dados ocorreu em dois momentos específicos: no primeiro foi aplicado questionário para os discentes que participaram da aula nos respectivos cursos e simultaneamente a pesquisadora fez a sua observação através de filmagem feita durante todo o decorrer da aula, uma semana após, realizou-se a entrevista com o mesmo docente que ministrou a disciplina nos respectivos cursos descritos acima. A análise dos dados acorreu através de triangulação confrontado às três percepções pesquisadas. Os sujeitos participantes foram os discentes de três cursos diferentes, num total de quarenta e oito, e os docentes que ministram disciplinas nos cursos, num total de três. Juntando a entrevista com a pesquisa em fontes acadêmicas ficou formalizada a necessidade de busca de pesquisas com maior profundidade ao tema do estudo. Na fundamentação teórica o enfoque e diálogo com os autores foram com a educação a distância no Brasil, os modelos de EAD, a descrição dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Rede E-tec do Brasil de educação a distância, os ambientes televisivos, a prática pedagógica na EAD. A possibilidade de planejamento, as estratégias de ensino com a aula expositiva, que são amplamente utilizadas nestes ambientes, também foram contempladas neste trabalho, interpretando a necessidade de desenvolver estratégias para a EAD e percebendo a necessidade de novas versões para a Didática e de aulas expositivas. Com o movimento da pesquisa e busca dos objetivos, ficou evidente que a prática pedagógica em cursos de EAD com AT deixa lacunas quanto à formação docente, mostrando fragilidade no planejamento, e insegurança na sua atuação como docente. desta forma, concluímos que desenvolver novas competências através de formação específica nesta área, para o docente que trabalha com EAD em AT pode favorecer o planejamento da sua ação pedagógica, oferecendo inovação e qualidade, aliado a melhor saber fazer deste profissional.
Keywords: Ambientes Televisivos
Educação a Distância
Prática Pedagógica
Television Environments
Distance Education
Teaching Practice
Ensino a distância
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: ZAMBON, Marinez Chiquetti. A prática pedagógica em ambientes televisivos: análise da atuação docente em cursos da modalidade EAD. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1695
Issue Date: 18-Dec-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marinez Chiquetti Zambon.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.