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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação ambiental e educação inclusiva: um estudo com os profissionais na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda, Flor do Sertão-SC
metadata.dc.creator: Gatto, Eliane
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI SC se insere na linha de Pesquisa Práticas Docentes e Formação Profissional , desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade. Seu objetivo geral foi caracterizar se as concepções propostas nas políticas públicas e documentos da Educação Ambiental (EA) e Educação Inclusiva (EI), foram incorporados às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental (Séries Finais), no município de Flor do Sertão/SC, no período de 2008 a 2011. O referencial teórico está ancorado em autores que tratam das políticas públicas para essas áreas e as diferentes concepções referentes às práticas pedagógicas em EA (Reigota 1991, 1998; Sauvé 1997, 2002, 2004, 2005) e EI (Mantoan,1993, 2001, 2003, 2004, 2006; Mendes 2001, 2006; Aranha, 2004), e da formação de professores. A pesquisa é qualitativa do tipo Estudo de Caso e técnicas como análise documental e análise de conteúdo. Foi analisado o Projeto Político Pedagógico, Projeto de implantação da Escola Pública Integrada e ações pedagógicas desenvolvidas com as turmas atendidas. Foram realizadas entrevistas com seis professores, uma gestora educacional, um assistente técnico pedagógico e uma assistente em educação com a finalidade de conhecer se as ações pedagógicas contribuíram para problematizar os conceitos de Educação Ambiental e Educação Inclusiva e se ocorreu integração entre elas. Os resultados indicaram dificuldades junto ao grupo de sujeitos nesses conceitos, como também apontaram fragilidades e lacunas na formação inicial e continuada do grupo, no que diz respeito às duas temáticas, tanto no Projeto Político-Pedagógico, quanto no planejamento e desenvolvimento das ações pedagógicas na escola.
Abstract: This study, carried out for the Postgraduate Program in Education at UNIVALI SC, is part of the line of Research Teaching Practices and Professional Training developed by the Research Group on Education, Environmental Studies and Society. Its overall objective was to determine whether the concepts proposed in the public policies and documents on Environmental Education (EE) and Inclusive Education (IE) were effectively incorporated into the teaching practices of Basic Education (Final Series) in the municipality of Flor do Sertão/SC, during the period 2008 to 2011. The theoretical background is based on authors who address public policies in these areas, and the different concepts on teaching practices in EE (Reigota 1991, 1998; Sauvé 1997, 2002, 2004, 2005) and IE (Mantoan,1993, 2001, 2003, 2004, 2006; Mendes 2001, 2006; Aranha, 2004), and teacher training. The research is qualitative, in the form of a Case Study, using techniques like document analysis and content analysis. The Pedagogical Political Project and Project of implementation of the Integrated Public School were analyzed, and pedagogical actions were carried out with the groups served. Interviews were conducted with six teachers, one educational manager, one technical teaching assistant, and one education assistant, in order to find out the teaching actions that contribute to investigation of the concepts of Environmental Education and Inclusive Education, and whether there is any integration between them. The results indicate that the group of subjects had difficulties in relation to these concepts, and also indicate fragilities and shortfalls in the initial training and professional development of the group, in relation to the themes, both in the Pedagogical Project, and in the planning and development of teaching actions in the school.
Keywords: Educação Inclusiva
Políticas Públicas
Flor do Sertão
Environmental Education
Inclusive Education
Public Policies
Flor do Sertão
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: GATTO, Eliane. Educação ambiental e educação inclusiva: um estudo com os profissionais na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda, Flor do Sertão-SC. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1697
Issue Date: 1-Mar-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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