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https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1698
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O ensino fundamental de nove anos: os documentos oficiais e a prática pedagógica |
metadata.dc.creator: | Cardoso, Dorenilda da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Valeria Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gesser, Verônica |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa faz parte dos estudos da linha de pesquisa Prática docente e formação profissional. A ampliação do Ensino Fundamental (EF) para nove anos de duração e a inclusão da criança de seis anos no 1º ano dessa etapa de ensino trouxe a preocupação quanto à construção de uma prática pedagógica pautada nos direitos da criança e nos princípios da infância. Nesse sentido, a prática pedagógica, enquanto elemento norteador das atividades didáticas da escola, é discutida na perspectiva de encontrarem-se respostas para questões da prática pedagógica para o 1º ano do EF de nove anos. Diante disso, a pesquisa tema seguinte questão problema: O que os documentos oficiais do MEC indicam para a prática pedagógica para o 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos?O objetivo foi identificar, nos documentos oficiais do MEC, indicativos para a prática pedagógica do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. O suporte teórico, para melhor compreensão dos conceitos dos elementos que constituem a prática pedagógica, são os seguintes: currículo (GOODSON, 2012; RANGHETTI; GESSER, 2011; MOREIRA; TADEU, 2011; SACRISTÁN, 2000); prática pedagógica (CALDEIRA; ZAIDAN, 2010; CAMPOS, 2007; GAUTHIER et al., 2006; VEIGA, 1998); conteúdo (RANGHETTI; GESSER, 2011; CATAPAN, 1994); material (RANGHETTI; GESSER, 2011; BANDEIRA, 2009); metodologia (ZAMPAULO, 2011; HAYDT, 1998); espaço e tempo (OLIVEIRA et al., 2009; CABRAL, 2008; RIBEIRO, 2004). A metodologia é de caráter qualitativo, baseada na pesquisa documental. Inicialmente, foram levantados 27 documentos do MEC, os quais resultaram no total de 18, por meio dos seguintes critérios de exclusão: (i) documentos referentes a orientações administrativas e burocráticas; (ii) relatórios de atividades desenvolvidas pela Política de ampliação do EF; (iii) documentos que alteram artigos da LDB e; (iv) as consultas referentes à interpretação das leis. Para a análise dos documentos, elaboramos palavras-chave, que possibilitaram identificar, nos documentos, elementos que se reportassem à prática pedagógica, a saber: currículo; prática pedagógica, conteúdo; material; metodologia; espaço e tempo. Os documentos selecionados foram classificados em: Dispositivos legais e Documentos orientadores. A frequência das palavras-chave, nos documentos estudados, foi apresentada em gráficos, o que possibilitou as análises intra e interdocumentais. Por meio das análises, foi possível constatar que os Dispositivos legais contemplam apenas as questões operacionais de ordem burocrática, portanto eles não indicam elementos que possam contribuir para a construção da prática pedagógica para o 1º ano do EF de nove anos. Já os Documentos orientadores até dizem o que deve ser feito no 1º ano, mas não enfrentam a organização curricular e a prática como elemento primordial para o atendimento das crianças no 1º ano do EF. Assim, esses documentos deixam, ainda, muitas dúvidas sobre o que ensinar nesse 1º ano. O MEC sustenta a necessidade da reestruturação curricular, mas não enfrenta o problema . A maneira como o currículo e a prática pedagógica são discutidos nos documentos não possibilita a construção de uma prática pedagógica em consonância com as especificidades das crianças de seis anos no Ensino Fundamental. |
Keywords: | Ensino Fundamental de nove anos Currículo Prática pedagógica Nine-year Elementary Education Curriculum Pedagogical practice Ensino fundamental |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | Universidade do Vale do Itajaí |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIVALI |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Educação |
Citation: | CARDOSO, Dorenilda da Silva. O ensino fundamental de nove anos: os documentos oficiais e a prática pedagógica. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1698 |
Issue Date: | 18-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Importação Nova 20150826 Coleção |
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