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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O REUNI e a articulação entre graduação e pós-graduação
metadata.dc.creator: Filus, Luciana Mann
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferri, Cassia
metadata.dc.contributor.referee1: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo está vinculado ao Grupo de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A temática estudada situa-se no campo das políticas públicas para o ensino superior com relação à atual (re)configuração da universidade pública brasileira. No ano de 2007, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi instituído o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais o REUNI pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. O objetivo era de, num prazo de cinco anos, ampliar o acesso ao ensino superior público, prioritariamente em cursos noturnos e licenciaturas. Além da expansão do ensino superior, o REUNI propunha a revisão estrutural e acadêmica dos cursos de graduação para torná-los mais flexíveis, promovendo a diversificação das modalidades, preferencialmente com superação da profissionalização precoce e especializada. O programa tinha como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos presenciais para noventa por cento, e da ampliação da relação de alunos por professor para dezoito por um. Para a concretização destas medidas, o programa previu um total de investimentos na ordem de dois bilhões de reais, projetados para o período de 2008 a 2012. A universidade brasileira foi construída com base no alicerce da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, portanto, o processo de desenvolvimento da graduação está intimamente ligado à pós-graduação. Em que pese este marco, o REUNI fazia pouca referência à pós-graduação, citada em apenas uma das diretrizes do programa: o suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação, participação tardia e limitada, centrada na participação de pós-graduandos bolsistas, como assistentes em disciplinas com alto índice de reprovação. Para analisar a participação dos programas de pós-graduação no REUNI foi desenvolvido um estudo qualitativo, com base na análise documental das propostas do REUNI, utilizando o método da análise de conteúdo proposta por Bardin, utilizando-se da Diretriz F - Suporte da pós graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação do REUNI, parte integrante dos Planos REUNI de trinta e duas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com o propósito de verificar as formas de suporte e articulação da graduação com a pós-graduação; relatórios de gestão dos anos 2009/2010; e relatórios do REUNI no período 2008/2010. O estudo dos Planos elaborados pelas IFES possibilitou o conhecimento sobre como se deu o desenvolvimento nas IFES da relação graduação e pós-graduação, no período anterior à implantação do REUNI, e como as proposta similares foram implantadas com o REUNI. Constatou-se que as propostas vinculadas ao REUNI estavam concentradas em três categorias: expansão, integração graduação/pós-graduação e reestruturação, e que elas já faziam parte do planejamento institucional e, portanto foram incorporadas ao REUNI. Em consequência, o suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativos dos cursos de graduação apresentou-se como resultado e não como uma nova intenção. Mesmo com os poucos dados disponibilizados devido a recém conclusão do programa, foi possível concluir que a falta de planejamento bem como a escassez de contratação de docentes e técnicos-administrativos foram os grandes empecilhos para eficácia do programa.
Abstract: This study is linked to the Research Group Public Policies of Curriculum and Evaluation of the Postgraduate Program in Education - PPGE of the University of Vale do Itajaí (UNIVALI). Its topic of study is in the area of public policies for higher education in relation to the current (re)configuration of the Brazilian public university. The Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI) was instituted by Decree 6096 of April 24, 2007, under the Luiz Inácio Lula da Silva government. Its goal was to expand access to higher education within a five-year period, particularly in evening courses and degrees. The REUNI also proposed a structural and academic review of undergraduate courses, seeking to make them more flexible by promoting a diversification of forms of education, preferably having students to specialize earlier on in their careers. The overall aim of the program was to gradually increase the average completion rate of courses to ninety percent, and to increase the student-to-teacher ratio by eighteen-to-one. For the implementation of these measures, the program forecast a total investment of around two billion dollars for the period 2008-2012. The Brazilian university was built on a foundation of integration between Teaching, Research and Extension activities, therefore, the process of development of graduation is closely linked to postgraduation. Despite this milestone, the REUNI made little reference to postraduation, which was cited in only one of the guidelines of the program: the support of postgraduation for the development and qualitative improvement of undergraduate courses, which was late and limited, focused on participation of postgraduate fellows as assistants in disciplines with high failure rates. To analyze the participation of postgraduate programs in REUNI, a qualitative study was carried out based on documentary analysis of the REUNI s proposals, using Bardin s method of content analysis, based on Guideline F - Support of postgraduation for the development and qualitative improvement of graduation courses of the REUNI, an integral part of the REUNI plans of thirty-two Federal Higher Education Institutions (FHEIs), in order to verify the forms of support and cooperation of undergraduate with postgraduate studies; management reports for the years 2009/2010; and reports of the REUNI for 2008/2010. The study of the plans created by the FHEIs enabled a knowledge of the development of the relationship between graduation and postgraduation in the FHEIs in the period prior to the implementation of the REUNI, and of how similar proposals have been implemented with similar REUNIs. It was found that the proposals linked to the REUNI were concentrated in three categories: growth, undergraduation/postgraduation integration, and restructuring, and that they were already part of the institutional planning, and were therefore incorporated into the REUNI. As a result, the support of postgraduation for the development and qualitative improvement of undergraduate courses was presented as a result, and not as a new intention. Even with the limited data available, given that the program was only recently completed, it was concluded that the lack of planning and the lack of recruitment of teachers and administrative technicians were major impediments to its effectiveness.
Keywords: Ensino superior
Relações graduação e pós-graduação
Políticas Públicas para o Ensino Superior
Programa REUNI
Higher education
relations graduate and undergraduate
Public Policies for Higher Education
REUNI Program
Ensino superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FILUS, Luciana Mann. O REUNI e a articulação entre graduação e pós-graduação. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1699
Issue Date: 1-Jul-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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