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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A CULTURA DA MÍDIA ATUANDO NA SUBJETIVAÇÃO DOCENTE
metadata.dc.creator: Rosa, Renata Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa se propôs a investigar a subjetivação de docentes do ensino fundamental de Itajaí através da análise de material discursivo referente à mídia e à cultura. A escolha dos temas se deve à centralidade que ambos ocupam nos debates contemporâneos com fortes repercussões no campo educacional. A cultura foi redimensionada como inerente a todas as práticas sociais e a compreensão de suas múltiplas formas tem sido uma das preocupações atuais para a superação de conflitos. A mídia é apontada como a maior responsável pela virada cultural e atua hoje não só como mediadora de conteúdos, mas tendo participação relevante na constituição de subjetividades e identidades culturais. O aporte teórico segue a linha pós-crítica da educação, cuja maior referência é a filosofia de Michel Foucault. Seus estudos sobre as práticas de controle social através do governo de si evidenciaram a existência de uma subjetividade exterior constituída pelos discursos que normatizam a sociedade. Esta subjetividade cultural e social acaba sendo interiorizada pelo indivíduo e confundindo-se consigo próprio. A análise pós-estruturalista adotada pelos Estudos Culturais inspira-se em Foucault para investigar a linguagem e identificar representações culturais e relações de poder nas relações sociais. A coleta de dados foi realizada durante os meses de setembro e outubro de 2003 em aulas onde as docentes fizeram uso do vídeo como ferramenta didática e privilegiaram a cultura no debate. A metodologia incluiu dados de entrevistas individuais, cadernos de atividades das docentes e questionário sobre o consumo de mídia dos docentes na região da escola onde a pesquisa foi realizada. Foram incorporadas ainda atividades relacionadas à crítica cultural de artefatos no estágio da pesquisadora no 2º período da Faculdade de Pedagogia da UNIVALI, onde atuou como professora assistente na disciplina Filosofia da Educação. O estágio docência permitiu evidenciar como as descobertas obtidas através das leituras e pesquisa de campo encontravam ressonância na prática docente exercida pela mestranda.
Abstract: This research intent to investigate the subjectivity of Itajaí basic school teachers by the analysis of discursive material relative to media and culture. The themes choice was made because the central place occupied by both subjects in contemporary discussions with strong repercussion in educational camp. The culture was re-dimensioned as inherent to every social practice and the comprehension of its multiple forms is an actual concern to overcome the conflicts. The media is considered as the main responsible by the cultural revolution and its participation in society is far from contents mediation. Media has a relevant participation in subjectivities and cultural identities constitution. The theorical support follows educational post-critical perspective, whose biggest reference lies on Michel Foucault philosophy. His studies about practices of social control by self government have evidenced an external subjectivity constituted by the discourses that rules the society. This cultural and social subjectivity is incorporated by the individual being considered by him as himself. The post-structuralism analysis, adopted by Cultural Studies, is inspired in Foucault studies to investigate the language and identified the cultural representations and power relations in social interactions. The data gathering was made in September November of 2003 in the classes where teachers used video such a didactic tool and culture had a privileged place in discusses. The methodology has included data from individual interviews, teacher s activities notebooks and questionnaire about the media use in the region where the research took place. It was incorporated activities relative to the cultural artifacts criticism developed in the researcher probation on 2º class of Univali Pedagogy College. She has performed such as assistant teacher on Education Philosophy matter. The teachingprobation allowed to evidence the insights from the theory reading has fond resonance on researcher practice as a teacher.
Keywords: estudos culturais
mídia
subjetivação
filosofia da educação
pós-modernidade
teoria pós-crítica
multiculturalismo
pós-estruturalismo
cultural studies
media
subjectivity
education philosophy
post-Modernity
education post-critics theory
multiculturalism
post-structuralism
Professores de ensino de primeiro grau
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: ROSA, Renata Aparecida. A CULTURA DA MÍDIA ATUANDO NA SUBJETIVAÇÃO DOCENTE. 2004. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1700
Issue Date: 26-Feb-2004
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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