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metadata.dc.type: Dissertação
Title: DO ENSAIO À ENCENAÇÃO: O OLHAR DOS ALUNOS DO 7° E 8° PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O PROCESSO DE ARTICULAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
metadata.dc.creator: Nunes, Maria Fernanda Villena Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferri, Cassia
metadata.dc.contributor.referee1: Anastasiou, Lea das Gracas Camargos
metadata.dc.contributor.referee2: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a articulação teórico/prática, durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado, em séries iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva dos acadêmicos dos 7º e 8º períodos do Curso de Pedagogia da Associação Catarinense de Ensino ACE, em Joinville/SC. Também constituiu objetivo desta investigação analisar a contribuição das diversas disciplinas para o desenvolvimento do estágio e, conseqüentemente, para a formação do acadêmico/futuro docente. Culminar a este ponto implicou analisar o Projeto Político Pedagógico PPP desta faculdade e a matriz curricular do Curso de Pedagogia, dentre outras variadas obras que subsidiaram o tema em questão. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso , o instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, e os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo. Procedeu-se, então, com a seleção de três eixos temáticos, que nortearam este estudo: Eixo 1: Compreensões sobre a teoria e a prática; Eixo 2: Reflexões sobre a matriz curricular e o Estágio Curricular Supervisionado; Eixo 3: Articulação entre teoria e prática no momento do Estágio Curricular Supervisionado. A partir daí, foram elaboradas doze questões inerentes aos diferentes eixos propostos e foram entrevistados treze acadêmicos, visando detectar seus olhares a respeito da concepção de teoria e prática, integração curricular, Estágio Curricular Supervisionado e articulação teórico/prática durante o estágio. Os entrevistados foram divididos em três grupos, em conformidade com o tempo de experiência na docência de séries iniciais do Ensino Fundamental: alunos sem experiência na docência, alunos com experiência variando entre um e cinco anos, e alunos com experiência acima de cinco anos. Esta divisão tomou como pressuposto a teoria de Huberman (1992), acerca do percurso do profissional docente. Enfim, a partir dos dados coletados, pôde-se constatar que, sob a perspectiva dos acadêmicos, existem dificuldades para se efetuar a articulação entre teoria e prática durante o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. Para eles, a disciplina que melhor contribuiu para o desenvolvimento do estágio foram as Metodologias, sendo que algumas disciplinas lhes pareceram desarticuladas com uma realidade que visa privilegiar uma correlação teoria/prática.
Abstract: The present study objectives to analyze the theoretical/practical articulation, during the execution of the Supervised Curricular Traineeship, in initials grades of the Fundamental Education, through the perspective of the Pedagogy Course academics in 7th and 8th periods, of the ACE institution, in Joinville/SC. Also, analyzing the contribution of several matters to the traineeship development and, consequently, to the academic/future teacher formation constitutes objective of this investigation. Culminating to this point implicated to analyze the Pedagogical Political Project PPP of this faculty and the Pedagogy Course curricular mould, between others various subsidiary works of the subject in study. The utilized methodolody was the qualitative search of the case study type, the instrument to the data collection was the semi-structural interview, and the data were analyzed through the content analyze. Then, it proceeded with the selection of three theme categories to this study: Category 1 Comprehension about theory and practice; Category 2: Reflections about the curricular mould and the Supervised Curricular Traineeship; Category 3. Articulation between theory and practice during the Supervised Curricular Traineeship. From this, twelve questions inherent to the different offer categories were made and thirteen academics were interviewed, having in mind detecting their comprehension about the theory and practice concept, curricular integration, Supervised Curricular Traineeship and theoretical/practical articulation during the traineeship. The interviewed academic were separated in three groups, in accordance with the experience time in teaching of initials series of the Fundamental Education: academics without experience in teaching, academics with experience between one to five years, and academics with experience above five years. This division accepted as presupposition the Huberman theory (1992), about the teaching professional route. Finally, from the collected data, it could establishing that, through the academic perspective, there was difficulties to promote the articulation between theory and practice during the Supervised Curricular Traineeship. For them, the matter that contributes better to the traineeship were the Methodologies; some matters seems dislocated with a reality that intends to privilege a theory/practice correlation.
Keywords: formação docente
estágio curricular supervisionado
articulação teórico/Prática
teaching formation
supervised curricular traineeship
theoretical/practical articulation
Estágios supervisionados
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: NUNES, Maria Fernanda Villena Castro. DO ENSAIO À ENCENAÇÃO: O OLHAR DOS ALUNOS DO 7° E 8° PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O PROCESSO DE ARTICULAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1701
Issue Date: 16-Nov-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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