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dc.creatorStuker, Guilhermina-
dc.creator.IDCPF:27064387034por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6856312513820925por
dc.contributor.advisor1Ferri, Cassia-
dc.contributor.advisor1IDCPF:53693833915por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767546Z8&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:44:59Z-
dc.date.available2006-09-26-
dc.date.issued2003-04-28-
dc.identifier.citationSTUKER, Guilhermina. A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA SOB A ÓTICA DOCENTE: O olhar de quem ajuda a tecer a trama. 2003. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1704-
dc.description.resumoO presente estudo discute a autonomia da escola pública tomando como ponto de partida a experiência vivenciada em uma escola pública estadual, no município de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina. A investigação privilegiou o período de 1995 a 2001 e contou com a articipação de seis professoras que, neste período, se envolveram na elaboração do projeto políticopedagógico da Escola. A autonomia da escola, entendida como a possibilidade de gerar e potencializar ações na perspectiva de que a escola atue como um espaço de produção de identidades, foi discutida a partir da percepção das professoras enquanto coordenadoras dos processos de transformação da escola. Utilizando a metodologia de análise de conteúdo das falas das professoras, identificou-se quatro categorias que estão presentes no processo de construção da autonomia da escola. Assim, o projeto político-pedagógico, o coletivo, a resistência e a subjetividade foram analisadas enquanto categorias constitutivas da autonomia da escola pública.por
dc.description.abstractThe current study aims discussing autonomy in the public school system, starting from the experience lived in a state public school, in the city of Balneário Camboriú, state of Santa Catarina. The investigation, which happened between 1995 and 2001, had the participation of six teachers, who got involved in the elaboration of the politic-pedagogic project of de School. The school autonomy, understood as a possibility to generate and potencialize actions under the perspective that the school acts as a ground for the production of identities, it was discussed based on the perception of teachers as coordinators of the transformation processes of the school. Using the methodology of content analysis of the teachers speech, four categories are identified and they take part of construction process of the school autonomy. Thus, the politic-pedagogic project, the collective, the resistance to subjectivity were analised as constitutive categories of the public school autonomy.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3903/Guilhermina%20Stuker.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectautonomiapor
dc.subjectescola públicapor
dc.subjectdocentespor
dc.subjectautonomyeng
dc.subjectpublic schooleng
dc.subjectteacherseng
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA SOB A ÓTICA DOCENTE: O olhar de quem ajuda a tecer a tramapor
dc.typeDissertaçãopor
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