Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1705
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Metodologias ativas no ensino da anatomia humana: impactos sob a percepção dos alunos
metadata.dc.creator: Macagnan, Jones
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
metadata.dc.description.resumo: O profissional de saúde, entre eles o Fisioterapeuta, presente no mercado atual é exposto a um cenário desafiador: aplicar um vasto conhecimento que foi repassado de forma segmentada e utilizar isso de forma integrativa. As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho e na formação em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado torna-se premente para o adequado desempenho profissional. Nesse contexto as metodologias ativas (MA) surgem como uma possibilidade de clarear esse cenário. Entende-se Metodologias Ativas por um conjunto de técnicas que visem ao aluno refletir sobre determinada problemática, ressignificando suas descobertas. Assim o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos alunos quando submetidos a metodologias ativas no processo de ensinar e de aprender da disciplina de Anatomia Humana do curso de Fisioterapia do CCS da UNIVALI, nos dois semestres de 2011. Este estudo classifica-se como uma pesquisa de caráter qualitativo, com viés na pesquisaação e com base em grupos fechados. Aos alunos foi solicitado que respondessem um questionário e a participar de um grupo focal acerca dos temas que fundamentam esse trabalho. Após a conclusão deste trabalho, pela análise dos questionários e do grupo focal, fica evidente que houve um diferencial extremamente positivo para a aprendizagem desses alunos, pois nos seus depoimentos há evidências que denotam essa questão, evidências essas que focaram fortemente a forma como o professor abordou e apresentou os conteúdos propostos como fator determinante para aprender não apenas e disciplina de Anatomia Humana, mas a ser um bom profissional da área da Saúde
Abstract: Health professionals, including Physical Therapists, in this current market, are exposed to a challenging scenario: applying a vast knowledge that has been passed on in a segmented form, and using it in an integrated way. The dizzying transformations taking place in contemporary society have raised increasingly important questions regarding aspects related to professional training. This debate takes shape in the work and training of health professionals, to the extent that the inseparability of theory and practice, the development of a holistic view of man, and the expansion of the concept of healthcare, become topics of paramount importance for adequate professional performance. In this context, active methodologies (MA) emerge as a possibility for clarifying this scenario. Active Methods are understood as a set of techniques that encourage students to reflect on certain issues, giving new meaning to their findings. Thus, the aim of this study was to analyze the perceptions of students submitted to active methods in the teaching-learning process in the discipline of Human Anatomy of the Physiotherapy program of the CCS (Center for Health Science) at UNIVALI, in both semesters of 2011. This study is classified as qualitative research, with bias towards action research and based on closed groups. The students were asked to answer a questionnaire and participate in a focus group to discuss the issues underlying this work. Upon completion of the work, the analysis of questionnaires, and the focus group, it was evident that there was an extremely positive difference in the learning of these students, as there was evidence in their statements that reveal this issue; evidence that focuses heavily on the way in which the teacher addressed and presented the proposed contents as a determining factor not only for learning the discipline of Human Anatomy, but also for becoming a good Health professional
Keywords: Método de estudo
Formação profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MACAGNAN, Jones. Metodologias ativas no ensino da anatomia humana: impactos sob a percepção dos alunos. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1705
Issue Date: 20-Dec-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jones Macagnan.pdf443,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.