Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1706
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A recepção de alunos dos anos iniciais do fundamental à telenovela Carrossel: manifestações do imaginário infantil e das culturas de infância
metadata.dc.creator: Silva, Walkiria Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Luna, José Marcelo Freitas de
metadata.dc.contributor.referee1: Girardello, Gilka Elvira Ponzi
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do presente estudo é compreender como se dá a recepção de crianças à telenovela infantil Carrossel e que produções de sentido emergem dessa interação. Realizado em uma oficina de vídeo para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Balneário Camboriú, Santa Catarina, este estudo apoia-se nos conceitos de mediação, culturas de infância e nas pesquisas sobre o imaginário infantil, segundo Sarmento (2004), Buckingham (2000), Orozco-Gómez (1996) e Girardello (2008), respectivamente. A metodologia envolve diferentes instrumentos, baseando-se, principalmente, na interpretação de desenhos como representações, e na análise das manifestações que emergiram dos grupos focais. Sem abster-se das contribuições dos Estudos Culturais Latino-Americanos, utilizadas para as análises dos dados, esta pesquisa também procura ter uma postura etnográfica, em um ambiente de importantes relações de mediação entre as crianças e a produção midiática, que é a escola. Este estudo demonstra como as Culturas de Infância estão presentes na recepção midiática infantil, determinando os modos de sua televidência e influenciando em suas produções de sentido. A interpretação dos dados aponta para a necessidade da pesquisa de Recepção com o público infantil aliar-se aos conhecimentos da Sociologia da Infância, tais como o estudo das Culturas de Infância, a fim de ter uma análise mais aproximada das especificidades nos modos que as crianças interagem com a mídia. Além disso, esta pesquisa mostra o quanto o imaginário infantil está ativo na interação com a TV, fazendo, dessa mídia, um meio propício à recriação e à produção de sentidos próprios pelas crianças
Keywords: Telenovela
Criança
Recepção
Culturas de Infância
Soap opera
Child
Reception
Culture of Childhood
Education
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: SILVA, Walkiria Sousa. A recepção de alunos dos anos iniciais do fundamental à telenovela Carrossel: manifestações do imaginário infantil e das culturas de infância. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1706
Issue Date: 17-Dec-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Walkiria Sousa Silva.pdf3,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.