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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Literatura infantil contemporânea: espaço de hipertextualidade e fruição
metadata.dc.creator: Martins, Elaine Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Carla
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Alckmar Luiz dos
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação visa aprofundar uma pesquisa anterior que tem como mote a investigação de livros marcados por características hipertextuais. Foram analisadas dez obras com a intenção de discutir como a hipertextualidade mostra-se nos livros de literatura infantil contemporânea após a década de 1970. Os elementos hipertextuais na trama textual tendem a multiplicar o potencial de escrita, imprimem dinamicidade e interatividade, destoando das obras que, normalmente, são produzidas para o leitor mirim. Esta pesquisa, desenvolvida no grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora, da linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Processos de Aprendizagem do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, trata de uma análise bibliográfica de abordagem qualitativa. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, estabeleceu-se: a) identificar os procedimentos narrativos inovadores que fazem parte do acervo do PROLER UNIVALI; b) analisar as imagens dos textos literários para identificar como elas contribuem para a hipertextualidade literária; c) identificar os aspectos gráficos dos livros que permitem a expansão da folha plana. Para fundamentar a categorização e análise dos dados, as concepções de elementos hipertextuais do ponto de vista de Neitzel (2009) e Wandelli (2003) foram utilizadas. As imagens foram analisadas de acordo com as Leis da Gestalt de Gomes Filho (2004), Araújo (2011), Camargo (2009), Ramos (2013). Os procedimentos narrativos foram estudados a partir do conceito de texto de Barthes (1997, 2004, 2010) e Eco (2003, 2012). Esta pesquisa apresenta os seguintes resultados: a) há livros que possuem mais elementos hipertextuais do que outros, promovendo maior interação entre o livro e o leitor, e a hipertextualidade é destacada pelos intertextos, pelo convívio de outros gêneros literários; b) há livros que são marcados pelos aspectos simbólicos e sugerem uma leitura que desacomoda, pelo caráter ambíguo e fantástico; c) os aspectos gráficos, traduzidos como layout, as ilustrações, as linhas, os espaços vazios e ocupados, as cores, as letras e sua diversificação (maiúscula, minúscula, como também sua espessura); são elementos que expandem o potencial da escrita; d) o rompimento da linearidade do enredo e a sua fragmentação imprimem multilinearidade ao texto e oferecem ao leitor percursos variados de leitura; e) o espaço da folha plana é expandido por meio de abas, cuja construção textual oferece ao leitor uma leitura complementar. Durante este trabalho, foi observado, também, que as leituras iniciam já na capa e que paratextos convidam o leitor, por meio da linguagem verbal e não verbal, a lançar-se na narrativa, permitindo viver a ficção e correr o risco de evocar emoções, fazer relações, ou seja, fruir a obra. À escola cabe revitalizar seu acervo, adotar novo critério de seleção de obras e introduzir na formação de leitores mirim livros menos lineares e mais provocativos. O professor-mediador de leitura tem o papel de aproximar livro e leitor por meio da fruição, possibilitando, assim, uma formação cultural e educacional em ritmo de descobertas
Keywords: Narrativas hipertextuais
Formação de leitores
Literatura infantil
Hypertext narratives
Readers education
Bibliotecas e usuários
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MARTINS, Elaine Cristina da Silva. Literatura infantil contemporânea: espaço de hipertextualidade e fruição. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1708
Issue Date: 17-Dec-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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