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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Entre um texto e outro, o leitor em formação
metadata.dc.creator: Reis, Janete Bridon
metadata.dc.contributor.advisor1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: O texto literário tem papel importante na formação do leitor. Ele é fonte que alimenta todos os níveis de compreensão leitora, colaborando para a formação de um leitor produtivo. Ao levar-se isso em consideração e a influência que políticas públicas de avaliação podem ter no andamento do cotidiano da escola, esta pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora, da linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Processos de Aprendizagem do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, apresenta a seguinte questão problema: quais as competências que o leitor necessita adquirir para ser um leitor produtivo? O Novo Plano Nacional de Educação 2011-2020 estabelece em sua meta 7 a elevação dos índices do IDEB e o confronto dos resultados do SAEB e do PISA. Nesse contexto, esta pesquisa, uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, tem o objetivo geral de estabelecer relações entre as competências leitoras das avaliações do SAEB e do PISA, os níveis de compreensão leitora e o processo de leitura e de produção do texto literário para delinear o perfil do leitor produtivo. Para alcançar esse objetivo, adotaram-se os seguintes procedimentos: leitura e análise dos documentos do PDE/Prova Brasil e SAEB (BRASIL, 2008a, 2008b), das matrizes referenciais em Língua Portuguesa e dos níveis de desempenho do INEP (2011f, 2011h, 2011i), dos resultados do SAEB/Prova Brasil 2011 (BRASIL, 2012) e dos relatórios da OECD (2010a, 2010b), de forma a identificar as competências em leitura que o SAEB e o PISA indicam em suas matrizes como necessárias à formação do jovem leitor; discussão das concepções e da função da literatura com o intuito de relacionar o texto literário à aquisição das competências leitoras e ao desenvolvimento do comportamento leitor do discente; e discussão do processo de leitura e produção do texto literário segundo as concepções de Barthes (2010), Eco (2003, 2012) e Calvino (1990, 2000), para delinear o perfil do leitor produtivo. Foram utilizadas, também, as contribuições dos estudos de Gagné, Yekovich e Yekovich (1993) para tratar dos níveis de compreensão leitora. Apresentam-se como resultados: a) o SAEB/Prova Brasil de 2011 aponta que 45,95% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, 73,04% do 9º e 70,8% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio encontram-se abaixo do nível esperado em leitura (BRASIL, 2012); b) o PISA de 2009 revela que 76,7% dos discentes brasileiros avaliados alcançaram níveis básicos de proficiência (OECD, 2010), encontrando-se, assim, nos dois primeiros níveis de compreensão leitora: decodificação e compreensão literal, sendo os discentes capazes de perceber o texto de forma superficial; c) o SAEB e o PISA demonstram que a vários jovens alunos brasileiros faltam-lhes competências essenciais para que estes possam lidar com textos mais longos e complexos; d) para ser leitor produtivo, o leitor necessita adquirir todos os níveis de compreensão leitora: decodificação, compreensão literal, inferência e monitoramento; as competências trazidas pelas matrizes das avaliações; precisa embrenhar-se pelo discurso persuasivo e pelo aberto, e precisa ler prazerosa e fruitivamente; e) o leitor produtivo necessita possuir as seguintes características: ler com postura investigativa; buscar o implícito; elaborar perguntas, respondê-las; fazer conexões; criar hipóteses; fazer descobertas, aplicá-las em situações novas; fruir o texto. Para ser leitor produtivo, a convivência do aluno com a leitura no contexto escolar deve dar-se de forma a possibilitar que este vá muito além de perceber o texto na sua superficialidade
Abstract: The literary text plays an important role in the reader education. It is the source that feeds all levels of reading comprehension, contributing to the education of a productive reader. Taking this into consideration, and the influence that the evaluation of public policies can have in the everyday life of a school, this research, linked to the research group Culture, School & Creative Education, in the line of research Culture, Technology and Learning Processes of the Master s Program in Education of University of Vale do Itajaí, presents the following problem question: what competences does the reader need to acquire in order to be a productive reader? The New National Education Plan 2011-2020 establishes in its goal number 7, raising IDEB levels and comparison of the results of PISA and SAEB. In this context, this research, a literature review with a qualitative approach, seeks to establish relationships among the reading competencies of Saeb and PISA evaluations, the levels of reading comprehension, and the process of reading and production of the literary text, in order to outline the profile of the productive reader. To achieve this goal, the following procedures were adopted: reading and analysis of documents of PDE/Prova Brasil and SAEB (BRAZIL, 2008a, 2008b), referential frameworks on the Portuguese language and the levels of the performance of the INEP (INEP, 2011f, 2011h, 2011i), of the results of the SAEB/Prova Brasil 2011 (BRAZIL, 2012) and of the OECD reports (2010a, 2010b), in order to identify the reading competences that SAEB and PISA indicate in their matrixes as necessary for the education of the young reader; discussion of the concepts and the role of literature, relating the literary text to the acquisition of reading competences and to the development of reading behavior in students; and discussion of the process of reading and the production of the literary text according to the concepts of Barthes (2010), Eco (2003, 2012) and Calvino (1990, 2000), outlining the profile of the productive reader. Contributions from the studies of Gagné, Yekovich and Yekovich (1993) were used to address the levels of reading comprehension. The following results are presented: a) the SAEB/Prova Brasil 2011 shows that 45.95% of students in the 5th grade of elementary school, 73.04% in the 9th grade and 70.8% of students in the 3rd year of high school are below the expected level in reading (BRAZIL, 2012); b) the PISA 2009 shows that 76.7% of the Brazilian students assessed achieved basic levels of proficiency (OECD, 2010), and were in the first two levels of reading comprehension: decoding and literal comprehension, these students being able to perceive the text only superficially; c) the SAEB and PISA show that many young Brazilian students lack essential skills that would enable them to handle longer and more complex texts; d) to be a productive reader, it is necessary to acquire all the levels of reading comprehension: decoding, literal comprehension, inference and monitoring; the skills brought by the evaluation frameworks; it is necessary to be immersed in the persuasive and open discourse, and to read with enjoyment and fruitfully; e) the productive reader needs to possess the following characteristics: to read with an investigative approach; to look for what is implicit; to ask questions, answer them; make connections; create hypotheses; make discoveries, apply them to new situations; and read fruitfully. To be a productive reader, the coexistence of the student with reading in the school context should enable him/her to go beyond a superficial reading of the text
Keywords: SAEB
PISA
Leitor em formação
Competências leitoras
Literatura
Leitor produtivo
SAEB
PISA
Reader education
Reading competences
Literature
Productive Reader
Leitores - Reação crítica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: REIS, Janete Bridon. Entre um texto e outro, o leitor em formação. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1709
Issue Date: 7-Feb-2014
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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