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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um estudo de caso sobre informática na educação infantil: a transformação de caça-níqueis em computadores no município de Balneário Camboriú, Santa Catarina
metadata.dc.creator: Carneiro, Ana Carolina Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso sobre Informática na Educação Infantil e tem o objetivo de avaliar o uso dos computadores e impacto do Projeto Rede Piá/Lótus nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) do município de Balneário Camboriú, Santa Catarina. O projeto promove a transformação de máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia em computadores com software educacional para disposição de laboratórios nos NEIs. A iniciativa compreende ações do Ministério Público, da UNIVALI e da Prefeitura Municipal. Situada no contexto do Grupo de Pesquisa Informática na Educação, Linha de Pesquisa Cultura, Tecnologia e Aprendizagem, do Curso de Mestrado Acadêmico do PPGE UNIVALI, a pesquisa foi realizada por meio de uma investigação jornalística que tem como princípio o Jornalismo Científico. O referencial teórico foi construído pelas concepções de Papert e Valente, bem como por documentos e textos que relatam experiências nacionais e internacionais de Informática na Educação Infantil, já que é escassa a fundamentação teórica sobre o tema e há poucos trabalhos acadêmicos relacionados ao projeto. Com caráter qualitativo, a coleta de dados envolveu uma pesquisa exploratória sobre o Projeto Rede Piá/Lótus e solicitação de informações preliminares à Secretaria Municipal de Educação. Foram produzidas quatro entrevistas semiestruturadas e um questionário para as cinco fontes da pesquisa, os responsáveis pelo projeto. Já, com os sujeitos da pesquisa, 178 professores dos NEIs que receberam computadores, foram aplicados questionários. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo e foram classificados nos eixos computador , software , professor e aluno . Os resultados indicam que, oficialmente, desde 2009, o Projeto Rede Piá/Lótus entregou 128 computadores para o atendimento de, aproximadamente, 1,6 mil crianças de 2 a 6 anos, mas a realidade marca alguns obstáculos, como a alta demanda de manutenção dos equipamentos e capacitação insuficiente dos professores. Apesar disso, a maioria dos sujeitos considera que os alunos gostam de utilizar os computadores, que as aulas junto aos equipamentos desencadearam melhorias na aprendizagem e apoio tanto ao desenvolvimento do currículo quanto dos alunos. Logo, a maioria dos sujeitos demonstra ser a favor da Informática na Educação Infantil, entendendo a presença da Informática como disciplina com a decorrente necessidade de um profissional específico para sua prática. Foi possível perceber, ainda, que o projeto consiste em uma possibilidade menos burocrática para a inserção de computadores na Educação Infantil, nível de ensino que não é contemplado em programas do Governo Federal como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). A pesquisa realizada permitiu, ao avaliar um exemplo concreto de Informática na Educação Infantil, promover uma reflexão acerca do tema, o qual carece de maior aprofundamento por ter pouco apoio na documentação brasileira, uma vez que a sociedade demonstra que cada vez mais cedo as crianças, fora do espaço escolar, têm acesso facilitado à tecnologia. Cabe à escola, portanto, trazer essas características da sociedade para o ambiente educacional com fins pedagógicos, e, ao meio acadêmico, fundamentar a relação da Informática com a Educação Infantil para melhores práticas
Abstract: This research is characterized as a case study on Information Technology in Children s Education. Its objective is to evaluate the use of computers, and the impact of the Project Rede Piá/Lótus nos Núcleos de Educação Infantil (Piá/Lótus Networks in Children s Education Centers - NEIs) in the municipality of Balneário Camboriú, Santa Catarina. The project promotes the transformation of slot machines seized by the police into computers with educational software, through the provision of laboratories in the NEIs. The initiative includes actions by the Public Authorities, UNIVALI and the Municipal Council. This research is part of the Line of Research Culture, Technology and Learning, of the Information Technology Research Group in Education, of the Master s degree course of the PPGE UNIVALI. It was carried out through a journalistic investigation based on the principle of Scientific Journalism. The theoretical framework was based on the concepts of Papert and Valente, and on documents and texts that report national and international experiences of Information Technology in Children s Education, given that there is little theoretical background on the theme, and there have been few academic works related to the project. The data collection for this qualitative study involved an exploratory study of the Project Rede Piá/Lótus, and preliminary information was requested from the Municipal Secretary of Education. Four semi-structured interviews were produced, and a questionnaire with the five sources of the research, i.e. those responsible for the project. Questionnaires were also applied to the research subjects - 178 professors in the NEIs who received computers. The data were analyzed using descriptive statistics and content analysis, were classified within the categories computer , software , teacher and student . The results indicate that officially, since 2009, the Project Rede Piá/Lótus has delivered 128 computers serving approximately 1.6 thousand children aged between 2 and 6 years, but there have been some obstacles, such as the high demand to maintain the equipment, and insufficient training of teachers. Despite this, the majority of the subjects believed the students enjoy using the computers, and that the presence of the equipment in the classrooms had led to improvements in learning and support, both for the development of the curriculum and for the students. The majority of the subjects were in favor of Information Technology in Children s Education, understanding the presence of Information Technology as a discipline that requires a professional dedicated to its practice. It was also perceived that the project offers a less bureaucratic way of including computers in Children s Education, a level of teaching that is not covered by Federal Government programs like the ProInfo, the Programa Nacional de Tecnologia Educacional (National Educational Technology Program). By evaluating a concrete example of Information Technology in Children s Education, this research promotes reflection on the theme, which requires deeper study as it has little theoretical support in the Brazilian documentation, and society demonstrates that children at increasingly younger ages are gaining easier access to technology outside the school space. Therefore, it is the school s responsibility to bring these characteristics of society into the educational environment for teaching purposes, and the responsibility of academics to strengthen the link between Information Technology in Children s Education, thereby improving teaching practices
Keywords: Informática na Educação Infantil
Projeto Rede Piá
Transformação de caça-níqueis
Information Technology in Children s Education
Project Rede Piá
Transformation of slot machines
Ensino auxiliado por computador
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: CARNEIRO, Ana Carolina Rocha. Um estudo de caso sobre informática na educação infantil: a transformação de caça-níqueis em computadores no município de Balneário Camboriú, Santa Catarina. 2014. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1711
Issue Date: 26-Feb-2014
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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