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dc.creatorJenichen, Natalia Mueller-
dc.creator.IDCPF:00411769952por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4050813442239135por
dc.contributor.advisor1Maximo, Luís Fernando-
dc.contributor.advisor1IDCPF:90811941949por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2016353138272838por
dc.contributor.referee1Raabe, André Luís A.-
dc.contributor.referee1IDCPF:67325874048por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3163271519013006por
dc.contributor.referee2Schlindwein, Luciane Maria-
dc.contributor.referee2IDCPF:79886086904por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707605Z7&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:01Z-
dc.date.available2015-02-09-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.citationJENICHEN, Natalia Mueller. Os padrões de competência em TIC para professores estabelecidos pela UNESCO: investigando o desejável e o provável na percepção de docentes do ensino superior de Santa Catarina para o decênio 2014-2024. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2014.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1713-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da UNIVALI, dentro do grupo de pesquisa Informática na Educação . Teve por objetivo analisar a percepção dos docentes do ensino superior catarinense acerca do desejável e do provável que as competências e habilidades para professores descritas no documento da UNESCO, Padrões de competência em TIC para professores , ocorram até 2024. A partir do estudo de trabalhos similares que visam fornecer recortes de futuros possíveis percebeu-se que as projeções de cenários futuros eram formuladas a partir de alguns preceitos básicos, como o posicionamento de pessoas de uma determinada área e informações do contexto que consideram, dentre outras coisas, as questões políticas e econômicas. Como exemplo, os trabalhos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para a execução desta pesquisa escolhemos prospectar o futuro a partir dos entendimentos da UNESCO e do olhar de uma amostra dos atores do ensino superior em Santa Catarina. Com a revisão de mais de trinta e cinco anos de publicações e documentos, entendemos a importância que os ideais propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), na maior parte das vezes representada por sua agência para assuntos de educação, a UNESCO, tem para a formulação de políticas públicas nacionais advindas do Ministério da Educação (MEC). Assim, elegemos o documento Padrões de competência em TIC para professores (2009) como um exemplar dos ideais da UNESCO para identificar quais as competências e habilidades que são entendidas como necessárias para formar pedagogicamente o professor para atuar neste novo contexto social. Do documento "Padrões de competências em TIC para professores" da UNESCO foi extraída uma matriz de competências e habilidades que define 6 aspectos em 3 abordagens, e com ela elaboramos um questionário que foi disponibilizado na forma on-line. Através de distribuição aleatória, chegamos a uma amostra de 68 indivíduos que indicaram sua percepção do quanto era desejável e provável que o estipulado nessa matriz se realizasse até o ano de 2024. A análise dos dados indicou que os docentes percebem as mudanças na educação até 2024, em termos de competências em TIC indicadas pela UNESCO, muito mais como desejáveis do que como prováveis. A partir deste resultado tercemos algumas reflexões por meio das quais inferimos que o futuro da educação, sobretudo da formação de professores, passa pela formação de competências e habilidades que estão diretamente relacionadas com as tecnologias da informação e comunicação. Cabe também ressaltar que acreditamos ter aberto com este trabalho de pesquisa uma nova frente para discussões e reflexões acerca do futuro dos processos educacionais. O primeiro ponto a ser investigado é, ou são, os motivos que hoje levam docentes a não considerar como prováveis algumas mudanças fundamentais que eles mesmos consideram como desejáveispor
dc.description.abstractThis research, which was conducted as part of the postgraduate Education program of Univali, within the research group "Computing in Education", analyzes the perceptions of higher education teachers in the state of Santa Catarina concerning the desirability and likelihood of the competencies and skills for teachers described in the document "ICT competency standards for teachers" (2009), UNESCO, being fulfilled by 2024. Based on the study of similar works that provide projections of future scenarios, it was found that these scenarios were formulated from some basic principles, such as the opinion of people in a given area, and the context information they consider, among other things, political and economic issues. On such example is the works of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). In this research, we chose to forecast the future based on the understanding of the UNESCO and the perspective of a sample of actors working in higher education in Santa Catarina. Having reviewed publications and documents spanning more than thirty-five years, we understand the importance of the ideals proposed by the United Nations (UN), in the majority of cases represented by its agency educational affairs UNESCO for the formulation of national policies from the Ministry of Education (MEC). We therefore chose the "ICT competency standards for teachers" (2009) as an example of the ideals of UNESCO, to identify what competencies and skills that are seen as necessary for the pedagogical training of the teachers to practice in this new social context. From the chosen document, a series of skills and abilities was extracted that define 6 aspects in 3 approaches, which formed the basis of an online questionnaire. Through random distribution, a sample was obtained of 68 individuals who indicated their perception of how desirable and likely it was that what is stipulated in this series will come to fruition by the year 2024. Data analysis indicated that the teachers believe the changes in education up until 2024, in terms of ICT skills indicated by UNESCO, are much more desirable than likely. Based on this result, some reflections are given, inferring that the future of education, especially teacher training, involves the formation of skills and abilities that are directly related to information technology and communication. It is also worth mentioning that it is believed that this research opens a new front for discussions and reflections on the future of educational processes. The first point to be investigated is the reasons why the teachers considered some fundamental changes unlikely despite their view that such changes would be desirable-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3925/Natalia%20Mueller%20Jenichen.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetências e habilidadespor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectsociedade da informaçãopor
dc.subjectTICpor
dc.subjectUNESCOpor
dc.subjectCompetencies and skills-
dc.subjectteacher education-
dc.subjectinformation society-
dc.subjectICT-
dc.subjectUNESCO-
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs padrões de competência em TIC para professores estabelecidos pela UNESCO: investigando o desejável e o provável na percepção de docentes do ensino superior de Santa Catarina para o decênio 2014-2024por
dc.typeDissertaçãopor
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