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dc.creatorPinheiro, Claudia Ferreira-
dc.creator.IDCPF:95153020720por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801852483403347por
dc.contributor.advisor1Sirgado, Angel Pino-
dc.contributor.advisor1IDCPF:96904500859por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4295346213904587por
dc.contributor.referee1Marañon, Eduardo Ismael Murguia-
dc.contributor.referee1IDCPF:33004471108por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804558693582234por
dc.contributor.referee2Christofoletti, Rogério-
dc.contributor.referee2IDCPF:15486683866por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2764537115351567por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:01Z-
dc.date.available2006-12-14-
dc.date.issued2006-10-09-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Claudia Ferreira. LEITURA DE IMAGENS CONTEMPORÂNEAS: Uma prática necessária na Educação. 2006. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1715-
dc.description.resumoA idéia principal desta dissertação é discutir a respeito da necessidade de uma ação educativa visando à leitura das imagens. É nesta direção que entendemos as contribuições de Roland Barthes válidas como referencial teórico para a discussão. Este autor entende a imagem como uma linguagem, descrevendo sua estrutura interna e suas relações que comportam três mensagens: mensagens icônicas denotadas e conotadas e a mensagem lingüística, desenvolvendo uma metodologia analítica para leitura de imagens. Contrapontos entre teorizações de Regis Debray e Lucia Santaella & Noth foram possíveis, como pano de fundo para afunilar a análise das imagens-objeto da dissertação referidas às campanhas publicitárias de cunho social e/ou educativo e, portanto distantes das características das imagensenigmas de Debray (referidas às obras de arte). Com a metodologia de Roland Barthes, analisou-se três imagens publicitárias de teor educativo. A análise resultou em descrições estruturais do sistema imagético de cada imagem observada. Estas mesmas imagens, analisadas pela metodologia barthesiana, foram apresentadas para um grupo de quinze (15) professores de informática educativa em situação de formação continuada, para serem interpretadas. Os resultados das análises das imagens realizadas pela pesquisadora serviram de parâmetros para analisar os resultados da experiência empírica. Os professores perceberam a mensagem pretendida à medida em que entendiam a articulação das três mensagens da imagem publicitária, percepção relacionada ao saber cultural acumulado de cada professor, que além de reconhecer os signos denotados podem entendê-los no sintagma da imagem. Os resultados da pesquisa permitiram a compreensão de como os signos denotados direcionam o sentido da conotação e a importância da função orientadora da mensagem lingüística das imagens. Sendo observado que a mediação pedagógica com esta metodologia para leitura de imagens, pode contribuir para uma melhor compreensão das mensagens visuais.por
dc.description.abstractThe main idea of this dissertation is to argue regarding the necessity of an educative action aiming at to the reading of the images. It is in this direction that we understand the contributions of Roland Barthes as a valid theoretical referencial for the discussion. This author understands the image as a language, describing its internal structure and its relations that hold three messages: iconic denoted messages, connoted messages and the linguistic message, developing an analytical methodology for reading of images. Conterpoints between theories of Regis Debray and Lucia Santaella & Noth had been possible, as basis to go deep the analysis of the image-object of the dissertation, the advertising campaigns of social matrix or educative e, therefore distant of the characteristics of the image-enigmas of Debray (related to the works of art). With the methodology of Roland Barthes, one analyzed three images educative-type. The analysis resulted in structural descriptions of the imagetic system of each observed image. These same images, analyzed for the barthesiana methodology, had been presented for a group of fifteen (15) teachers of educative informatics in situation of continued education, to be interpret. The results of the analyses of the images carried through for the researcher had served of parameters to analyze the results of the empirical experience with the teachers. The school teachers had perceived the message intended as they understood the articulation of the three messages of the advertising image related to accumulated cultural knowing of each teacher, who besides recognizing the denoted signs can understand them within the sintagma of the image. The results of the research had allowed the understanding how the denoted signs direct the understanding of connotation and the importance of the orienting function of the linguistic message of the images. Being observed that the pedagogical mediation with this methodology for reading of images, can contribute for one better understanding of the visual messages.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3866/Claudia%20Ferreira%20Pinheiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectleitura de imagenspor
dc.subjectsemiologiapor
dc.subjectimagens contemporâneaspor
dc.subjectreading of imageseng
dc.subjectsemioticseng
dc.subjectimages contemporarieseng
dc.subjectImagens - Interpretaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLEITURA DE IMAGENS CONTEMPORÂNEAS: Uma prática necessária na Educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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