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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR CRÍTICO DOS EGRESSOS E PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA
metadata.dc.creator: Perini, Edla Yara Priess
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Ranghetti, Diva Spezia
metadata.dc.contributor.referee2: Borba, Amândia Maria de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar qual o papel do estágio curricular supervisionado na formação inicial sob a ótica dos professores formadores e egressos do curso de Pedagogia. O desenvolvimento desta pesquisa foi um estudo de caráter qualitativo, com base na análise de conteúdo das entrevistas e questionários feitos com as alunas egressas e professoras orientadoras do curso de Pedagogia de uma instituição universitária da região de Joinville. O estágio é um componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas, sendo uma atividade intrinsecamente articulada com as atividades do trabalho acadêmico. A relação teoria e prática é um dos pressupostos apresentados para a análise de conteúdo, além da aproximação do aluno à realidade escolar, o tempo do e para o estágio, o acompanhamento do professor orientador e o impacto da entrada desses estagiários nas instituições de ensino e ainda a possibilidade de constituir o estágio como projeto de investigação e intervenção no cotidiano escolar. Estes pontos foram analisados e fundamentados através de dados coletados e a literatura consultada. De acordo com os resultados, o papel do estágio na visão das egressas e professoras está interligado com a relação teoria e prática e com a realidade do cotidiano escolar. Além disso, o trabalho também sinalizou algumas dificuldades quanto a sua organização de modo que a relação teoria e prática e a compreensão do cotidiano escolar ficaram comprometidos.
Abstract: This work sought to identify the role of the supervised practical training period in the initial teacher training, from the perspective of professors and graduates of the course in Pedagogy. This research was qualitative, based on content analysis of the interviews and questionnaires applied to supervising professors and graduates of the course in Pedagogy at a university institution in the Joinville region. The practical training period is a compulsory curricular component for Teacher Licensure, and is an activity which is intrinsically linked to the academic activities. The relationship between theory and practice is one of the premises presented for the content analysis, as well as the relationship between the student and the school reality, the length of the practical training period and the length of time devoted to it, the monitoring of the supervising professor, and the impact these trainees have on the teaching institutes, and the possibility of turning the practical training period into a project for investigation and intervention, in the daily life of the school. These points were analyzed and investigated through the data collected and the literature consulted. According to the results, the role of the practical training period, in the perspective of the graduates and professors, is indeed linked to the relationship between theory and practice, and to the daily reality of the school. Furthermore, the work also indicates some difficulties regarding its organization, and the need to review this practice in the curricula of courses in Pedagogy.
Keywords: estágio curricular supervisionado
formação docente
pedagogia
supervised practical training period
teacher training
pedagogy
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: PERINI, Edla Yara Priess. O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR CRÍTICO DOS EGRESSOS E PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1717
Issue Date: 25-Aug-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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