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metadata.dc.type: Dissertação
Title: POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: UM OLHAR CRÍTICO PARA A BUSCA DE ALTERNATIVAS
metadata.dc.creator: Rheinheimer, Adriana de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Borba, Amândia Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Fusari, José Cerchi
metadata.dc.contributor.referee2: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve por objetivo analisar as contribuições e limitações da política de formação contínua dos professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú no período de 2003 a 2005. A investigação foi desenvolvida na perspectiva da abordagem qualitativa, utilizando-se como metodologia os fundamentos da avaliação de programas proposta por Saul (1995), a qual se configura por meio de três momentos interativos: a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação coletiva. A análise de documentos referentes às ações de formação contínua, aplicação de questionários com os professores do ensino fundamental, realização de entrevista com a diretora do departamento responsável pela maior parte das atividades de formação, observação participante em dois cursos e a utilização da análise de conteúdo, possibilitaram a formulação das análises acerca das contribuições e limitações da política de formação contínua. Os dados indicam que a rede de ensino tem desenvolvido regularmente atividades de formação e que a maior parte dos professores afirma participar destas ações porque reconhece sua importância, embora evidencie limites quanto às contribuições da formação contínua para a melhoria da prática pedagógica. A análise dos dados possibilitou traçar o perfil da política de formação, o qual é caracterizado por diferentes enfoques e abordagens em cada ano pesquisado. Identifica-se que esta política é marcada pela fragmentação dos focos da formação, pela promoção de eventos isolados e desarticulados de uma proposta que conceba a formação contínua como uma necessidade de aprendizagem permanente dos professores, capaz de contemplar seus saberes e as problemáticas vivenciadas nas escolas, caracterizando a perspectiva clássica de formação contínua, descrita por Candau (2003). Destaca-se que a maior parte dos professores afirma não participar da definição dos temas para a sua formação e que o uso dos resultados da avaliação destas atividades ainda não se constitui como instrumento para o aprimoramento da política de formação contínua. As análises apontam para a necessidade de redimensionamento da política de formação por meio da articulação de diferentes modalidades formativas, com ênfase às ações vinculadas ao projeto pedagógico das escolas municipais, as quais necessitam estar integradas às demais políticas educacionais, visto que a formação contínua, como componente isolado, não garante a melhoria da qualidade do ensino.
Abstract: This study analyses the contributions and limitations of the policy of continuing education for elementary school teachers in the municipal education network of Balneário Camboriú, during the period 2003 to 2005. The investigation took a qualitative approach, using as its methodology, the principles of program evaluation proposed by Saul (1995), which consist of three interactive processes: describing the reality, criticizing the reality and collective creation. The analysis of documents relating to continuing education activities, the application of questionnaires to elementary school teachers, interview with the director of the department responsible for most of the training activities, participant observation in two courses, and the use of content analysis, enabled analyses to be formulated regarding the contributions and limitations of the continuing education policy. The data indicate that the teaching network has carried out regular training activities, and that most of the teachers have taken part in these activities because they recognize their importance, although they also suggest that the contribution of continuing education to improving teaching practice is limited. The data analysis enabled a profile to be outlined of the education policy, which is characterized by different foci and approaches in each of the years studied. The research identified that this policy is marked by the fragmentation of educational foci, and the promotion of isolated events, which are disconnected from a proposal that views continuing education as a permanent learning need for teachers, capable of taking into consideration their knowledge and the problems they experience in schools, characterizing the classical perspective of continuing education described by Candau (2003). The study also highlights that most of the teachers have not taken part in the selection of themes for their education, and that the use of the results of the evaluation of these activities is still not used as a tool for improving the continuing education policy. The analyses indicate a need for restructuring the continuing education policy, by linking the different education modalities, and emphasizing actions which are linked to the teaching plans of the municipal schools. These, in turn, need to be linked to the other educational policies, since continuing education, as an isolated component, does not guarantee an improvement in teaching quality.
Keywords: política de formação
formação contínua de professores
prática pedagógica
education policy
continuing education for teachers
teaching practice
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: RHEINHEIMER, Adriana de Freitas. POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: UM OLHAR CRÍTICO PARA A BUSCA DE ALTERNATIVAS. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1718
Issue Date: 8-Dec-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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