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metadata.dc.type: Dissertação
Title: MEMORIAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA PRÁTICA DE ENSINO
metadata.dc.creator: Nadaleto, Cristiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Romanowski, Joana Paulin
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar, nos relatos expressos nos memoriais escritos pelas acadêmicas, ao final de cada aula da disciplina de Prática de Ensino, do curso de Pedagogia, a contribuição da formação inicial, e/ou a disciplina de Prática de Ensino do curso de Pedagogia para a constituição da profissionalidade docente dos futuros professores. Assim como os seguintes objetivos específicos: identificar, nos conteúdos dos memoriais escritos pelas acadêmicas ao final das aulas na disciplina de Prática de Ensino, que aspectos da constituição da profissionalidade docente se evidenciam nos registros; contextualizar a dinâmica da Prática de Ensino no curso Pedagogia da Universidade do Vale de Itajaí; descrever a disciplina de Prática de Ensino, durante três períodos. A pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - da Universidade do Vale de Itajaí/SC. Os eixos teóricos que embasaram esta pesquisa estão divididos em quatro sub-capítulos: A perspectiva Histórico-Cultural; Formação de professores e a Profissionalidade Docente; O curso de Pedagogia e a Prática de Ensino; Memoriais: uma ajuda para a tomada de consciência. A metodologia utilizada na pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da observação participante, utilizando os seguintes instrumentos: registros das observações (notas de campo); memoriais das acadêmicas, e vídeo-gravação sistemática dos encontros. A coleta de dados foi realizada durante os três semestres letivos da disciplina de Prática de Ensino, ou seja, do sexto ao oitavo períodos do Curso de Pedagogia, sendo os dois semestres de 2005 e o primeiro semestre de 2006. As análises foram elaboradas a partir dos relatos expressos nos memoriais das acadêmicas. Entretanto, com o intuito de contextualizar ou enriquecer as análises, foram consideradas as vídeogravações. Essas serviram de referência para entendermos alguns relatos expressos nos memoriais, permitindo contextualizar os memoriais tanto no que se refere a uma análise cronológica, quanto de conteúdo. A análise está dividida em dois eixos: o primeiro eixo é mais descritivo, que serve de pano de fundo para os relatos dos memoriais; e o segundo está centrado na análise dos relatos expressos nos memoriais. Como referência de análise dos dados nos valemos da técnica de análise de conteúdo. As categorias foram definidas a posteriori, ou seja, foram definidas após a coleta dos dados e diversas leituras e interpretações. Os resultados indicam dois blocos de categorias dos relatos mais recorrentes expressos nos memoriais elaborados pelas acadêmicas no decorrer dos três semestres letivos da Prática de Ensino. O primeiro bloco de categorias são os relatos mais freqüentes nos memoriais, os quais caracterizam-se em relatos descritivos do que aconteceu durante o encontro. O segundo bloco de categorias que contempla relatos dos sentimentos que sentiram nos encontros. Esses dois blocos de categoriais e os temas que constituíram as categorias evidenciam os aspectos da constituição da profissionalidade docente das professoras em formação.
Abstract: The present research has for general objective to investigate, in the express stories in memorials written for the academics, to the end of each lesson of disciplines of Practical of Education, of the course of Pedagogia, the contribution of the initial formation, and/or it disciplines it of Practical of Education of the course of Pedagogia for the constitution of the teaching profession of the future professors. As well as the following specific objectives: to identify, in the contents of memorials written for the academics to the end of the lessons in disciplines of Practical of Education, that aspects of the constitution of the teaching profissionalidade if evidence in the registers; to context the dynamics of the Practical one of Education in the Pedagogia course of the University of the Valley of Itajaí; to describe disciplines it of Practical of Education, during three periods. The research was carried through in the course of Pedagogia - Qualification in Infantile Education and Initial Series of Basic Education - of the University of the Valley of Itajaí/SC. The theoretical axles that had based this research are divided in four sub-chapters: The Histórico-Cultural perspective; Formation of professors and the Teaching Profission; The course of Pedagogia and the Practical one of Education; Memorials: one helps for the conscience taking. The methodology used in the research if characterizes as a case study. The data had been collected by means of the participant comment, using the following instruments: registers of the comments (field notes); memorials of the academics, and systematic video-writing of the meeting. The collection of data was carried through during the three period of learning semesters of disciplines of Practical of Education, or either, of the sixth to the eighth periods of the Course of Pedagogia, being two semesters of the 2005 and first semester of 2006. The analyses had been elaborated from the express stories in memorials of the academics. However, with the intention of context or enriching the analyses, the video-writings had been considered. These had served of reference to understand some express stories in memorials, allowing in such a way to context memorials as for a chronological analysis, how much of content. The research was configured of qualitative form for privileging the analysis and the interpretation of the data. The analysis is divided in two axles: the first axle is more descriptive, that serves of cloth of deep for the stories of memorials; e as is centered in the analysis of the express stories in memorials. As reference of analysis of the data in we are valid them the technique of content analysis. The categories had been defined a posteriori, or either, the collection of the data and diverse readings and interpretations had been defined after. The results indicate two blocks of categories of the stories most recurrent Expresses in memorials elaborated for the academics in elapsing of the three period of learning semesters of the Practical one of Education. A category block that contemplates stories of the feelings that had felt in the meeting with the group and another block of category with descriptive stories of that it happened during the meeting.
Keywords: memoriais
formação inicial
prática de ensino
memorials
initial formation
practical of education
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: NADALETO, Cristiane. MEMORIAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA PRÁTICA DE ENSINO. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1721
Issue Date: 23-Feb-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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