Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1722
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A PROFESSORA E SUA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: investigando os sentidos possíveis
metadata.dc.creator: Maçaneiro, Nilzete Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vânia Beatriz Monteiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.description.resumo: Investigar e analisar os sentidos possíveis atribuídos por dez professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú ao processo de constituição da profissionalidade docente, pelas suas trajetórias de formação profissional, é o desafio que se propõe esse trabalho de pesquisa, a qual se apóia em autores como: Tardif (2002), Pimenta (2000), Nóvoa (1995, 2000), Garcia (1999), Ramalho (2001), Furlanetto, (2003), Fontana (2000), que analisam a formação docente e suas implicações de forma ampla e nas diretrizes da formação docente, abordadas por: Sheibe (2002), Libâneo (2002), Moraes (2003) que realizam uma reflexão pertinente sobre as diretrizes da formação inicial dos professores. Utilizou-se como instrumento de pesquisa, a entrevista semi-estruturada e para a análise das narrativas das entrevistadas a técnica utilizada foi à análise de conteúdo, sendo nas categorias de pesquisa, analisadas as seguintes dimensões constitutivas da profissionalidade docente: trajetória profissional, (início, lugares onde trabalhou); motivos que levaram a optar pela profissão; a formação institucionalizada (magistério, graduação e pós-graduação), a formação contínua como elemento de aprendizagem, fatores além da formação institucionalizada que contribuíram para a profissionalização assim como os desejos que impulsionam os ideais de profissionalização. A forma como as professoras entrevistadas percebem os seus processos de desenvolvimento pessoal e profissional, aponta para uma determinada concepção que estas têm do papel do professor na construção da sociedade e a necessidade de participarem ativamente do processo de reflexão e produção dos saberes da docência.
Abstract: The challenge proposed in this study is to analyze the possible meanings attributed by ten teachers of initial series of Elementary Schools in the municipal education network of Balneário Camboriú, in relation to the process of formation of teaching professionalism, through their professional career paths. The study is supported by authors such as: Tardif (2002), Pimenta (2000), Nóvoa (1995, 2000), Garcia (1999), Ramalho (2001), Furlanetto, (2003), and Fontana (2000), who analyze teacher training and its wider implications, and the teacher training directives addressed by: Sheibe (2002), Libâneo (2002), and Moraes (2003), who make a relevant reflection on the initial teacher training directives. As a research tool, it uses semi-structured interviews, and to analyze the narratives of the interviewees, the technique of content analysis is used, analyzing the following dimensions as factors which constitute teachers professionalism: professional career path (start, places where the teacher worked); reasons for choosing the profession; institutionalized formation (teacher training, graduation and post-graduation), continuing development as an element of learning, factors beyond institutionalized training which contribute to professionalism, as well as the desires that impel the ideals of professionalization. The way in which the teachers interviewed perceive the personal and professional development processes indicates a certain conception that they have concerning the role of the teacher in the construction of society and the need to actively participate in the process of reflection and production of teaching knowledge.
Keywords: trajetórias de formação docente
profissionalidade docente
teacher training trajectories
teacher professionalism
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MAÇANEIRO, Nilzete Teixeira. A PROFESSORA E SUA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: investigando os sentidos possíveis. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1722
Issue Date: 10-Nov-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilzete Teixeira Macaneiro.pdf552,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.