Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDonaduzzi, Anelise-
dc.creator.IDCPF:56863411091por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705195J4&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares-
dc.contributor.advisor1IDCPF:32304979891por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727909U2por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:03Z-
dc.date.available2005-12-19-
dc.date.issued2003-07-03-
dc.identifier.citationDONADUZZI, Anelise. EXPLICO UMA VEZ, ELES FAZEM : A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO BOM ALUNO ENTRE AS PROFESSORAS DO INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2003. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1723-
dc.description.resumoNeste trabalho pretende-se compreender como se estrutura o conceito de bom aluno entre as professoras, procurando identificar, nesta estruturação, a existência de uma representação social para, posteriormente, investigar qual a relação entre essa representação social e as e expectativas das professoras em relação ao desempenho dos seus alunos. Pretende-se, assim, responder ao seguinte problema: Qual a relação existente entre a representação do bom aluno e a expectativa de sucesso escolar dos alunos, entre as professoras do início do Ensino Fundamental, de Blumenau (SC)? Para investigar essa questão, foram realizadas entrevistas individuais com cada professora, onde foi utilizado o Procedimento de Classificações Múltiplas. Inicialmente, as professoras categorizaram seus alunos de acordo com critérios que escolheram livremente; posteriormente, elas categorizaram os atributos mais freqüentemente mencionados na primeira entrevista, aos quais se acrescentou as expressões bom aluno e mau aluno . Os atributos considerados mais significativos na formação dos grupos aos quais pertenciam as expressões bom aluno e mau aluno foram utilizados para que as professoras compusessem os perfis de seus alunos, atribuindo-lhes um valor de 1 a 4 em cada atributo. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos a uma análise multidimensional. A partir de tal análise, percebese que a representação do bom aluno está intimamente associada ao conceito de boa aprendizagem, com todos os atributos cognitivos que a caracterizam: caprichoso, inteligente, ativo, calmo, com ritmo rápido. Além disso, o ser bom aluno também está relacionado com o apoio dado pela família. Já o rótulo mau aluno aproximou-se, por um lado, de dificuldades de aprendizagem (que aparentemente podem não estar relacionadas a dificuldades cognitivas), as quais se relacionam com imaturidade, falta de apoio familiar e problemas familiares. Por outro lado, mau aluno também está muito perto de atributos comportamentais negativos, como agitado, agressivo e bagunceiro. Também foi verificado que existe uma forte correlação entre os escores atribuídos pelas professoras a seus alunos nos elementos que compõem a representação do aluno ideal e a expectativa das mesmas professoras com relação ao futuro desses alunos, não só na escola como também fora dela.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to investigate how the concept of a good student is structured among teachers, seeking to identify, within this structuring, the existence of a social representation, for subsequent investigation of the relationship between this social representation and the teachers expectations in relation to the performance of their students. It therefore attempts to respond to the following questions: What is the relationship between the representation of a good student and the expectations of students school success, among to early elementary school teachers in Blumenau (Santa Catarina). To investigate this question, an individual interview was carried out with each teacher, using the Multiple Classifications Procedure. In the initial interview, the teachers categorized their students according to criteria which they themselves chose; they then categorized the most frequently mentioned criteria from the initial interviews, to which they add the expressions good student and poor student . The attributes considered most significant in the formation of the groups to which the expressions good student and bad student were attributed, were used by the teachers to work out the profiles of their students, assigning them a value of 1 to 4 for each attribute. The data obtained from the interviews was submitted to a multidimensional analysis. Based on this analysis, it was observed that the representation of a good student is closely linked to the concept of good learning, with all the cognitive attributes that characterize it: conscientious, intelligent, active, calm, works quickly. In addition, being a good student was also linked to the amount of support provided by the family. The label poor student , meanwhile, was linked, on one hand, to learning difficulties (which apparently may not be related to cognitive difficulties), associated with immaturity, lack of family support and family problems. On the other hand, a poor student is also closely associated with negative behavioral problems such as restless, aggressive and disorderly behavior. It was also observed that there is a strong correlation between the scores attributed by the teachers to their students for the factors comprising the representation of the ideal student, and the expectations of these same teachers in relation to the future of these students, not only in school but also outside the school.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3929/Anelise%20Donaduzzi.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrepresentação socialpor
dc.subjectexpectativaspor
dc.subjectbom alunopor
dc.subjectmau alunopor
dc.subjectprofessoraspor
dc.subjectsocial representationeng
dc.subjectexpectationseng
dc.subjectgood studenteng
dc.subjectpoor studenteng
dc.subjectteacherseng
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title EXPLICO UMA VEZ, ELES FAZEM : A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO BOM ALUNO ENTRE AS PROFESSORAS DO INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anelise Donaduzzi.pdf614,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.