Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1724
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
metadata.dc.creator: Fiamoncini, Diane Ivanise
metadata.dc.contributor.advisor1: Taglieber, José Erno
metadata.dc.contributor.referee1: Barcelos, Valdo Hermes de Lima
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve o objetivo de compreender se, e de que forma, a dimensão ambiental está inserida no currículo de um programa de educação de jovens e adultos. Devido à grave crise ambiental pela qual passa a humanidade precisamos considerar a urgente necessidade de prepararmos as pessoas para a compreensão da importância de uma revalorização da relação ser humano natureza. Neste sentido é importante verificar como a dimensão ambiental se insere na vida destas pessoas que em algum momento foram excluídas do processo escolar. Verificou- se como os sujeitos percebem a relação: ser humano natureza, qualidade de vida e consciência no seu cotidiano. Para alcançar estes objetivos foram realizados levantamentos e análises documentais do projeto político-pedagógico da escola e dos cadernos pedagógicos. Foram, também, realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e professoras, atuantes em sala de aula e construtores do material pedagógico utilizado, alunos e alunas. A pesquisa apontou para a existência da inserção da dimensão ambiental no currículo, sem que esta fosse considerada primordial ou elo de ligação entre os diversos conteúdos. Além disso os professores e as professoras sentem-se inseguros em realizar esta inserção, devido à falta de formação nesta área. Tanto os alunos como os professores, de forma geral, estão conscientes da crise socioambiental, mas nem sempre conseguem transformar esta consciência em soluções práticas no dia a dia.
Abstract: This study seeks to understand whether the environmental dimension forms part of the curriculum of an educational program for young people and adults, and, if it does, in what form. Due to the serious environmental crisis which humanity is going through, there is an urgent need to raise awareness of the importance of revalorizing the relationship between man and nature. With this in mind, it is necessary to determine how the environmental dimension is integrated into the lives of those who, at some time, have been excluded from the educational process. This study sought to investigate how the subjects perceive the relationship between man and nature, quality of life, and day-to-day environmental awareness. To achieve these objectives, surveys and document analyses were carried out on the political and educational policies of the school, and the teaching records. Semi-structured interviews were also carried out with teachers working in classrooms, with those who construct the teaching material used, and with students. The results of the study suggest that the environmental dimension does form part of the curriculum, although it is not considered to be of primary importance, and is not seen as a link between the various subjects. Also, teachers feel insecure about including this subject in the curriculum, due to their lack of knowledge of the area. Both students and teachers, in general, are aware of the socialenvironmental crisis, but they are not always able to transform this awareness into practical solutions for daily life.
Keywords: educação de jovens e adultos
dimensão ambiental
consciência
education for young people and adults
environmental dimension
awareness
Educação de adultos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FIAMONCINI, Diane Ivanise. A INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2006. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1724
Issue Date: 12-Dec-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diane Ivanise Fiamoncini.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.