Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1725
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: uma experiência no ensino presencial de graduação
metadata.dc.creator: Silva, Alcides Luis Cabral
metadata.dc.contributor.advisor1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho descreve e analisa alguns dados referentes ao uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o TelEduc, em uma disciplina presencial de graduação. Objetivou conhecer os efeitos deste ambiente sob o aspecto da potencialização da interatividade, da cooperação entre os envolvidos e da formação de alunos autônomos. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina Educação e Tecnologia II do quinto período do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, em dois momentos distintos. Sendo a origem dos dados os registros nas ferramentas do Ambiente, entrevistas e questionários aplicados no período da pesquisa. A análise dos dados revelou a preferência dos alunos as ferramentas de comunicação, e também indícios da emergência de autonomia, e da formação de grupos cooperativos, cuja composição difere das formações presenciais. A análise revelou ainda a especificidade e a não neutralidade do Ambiente na questão da cooperação. Ao final concluiuse que a introdução do Ambiente Virtual de Aprendizagem no ensino presencial produziu efeitos positivos, tais como: a questão da autonomia e da cooperação constatada na análise dos dados.
Abstract: This paper describes and analyses some data concerned to the use of a Learning Virtual Environment, TelEduc, in a graduation classroom-based subject. It objectifies to know the effects of this environment under the aspect of the empowerment of the interactivity, of the cooperation among the students and of the formation of autonomous students. The data were colleted during in the teaching of the subject Education and Technology II in the fifth period of the Pedagogical course at the Vale do Itajaí University - Univali, in two distinct moments. Being the data originated in the registers at the environment tools, interviews and questionnaire carried out during the preference of the students to the communication tools, and also indicates the emerge of the autonomy and the formation of cooperative groups which composition does not differ from the classroom-based formation groups. The analyses still reviewed the specificity and not the neutrality of the environment concerning cooperation. At the end we got the conclusion that the introduction of the learning virtual environment in the classroom-based teaching produced posited effects, such as: the autonomy and cooperation matter verified in the analyses of the data.
Keywords: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
interação
cooperação
autonomia.
Learning Virtual Environment
interaction
cooperation
autonomy
Aprendizado por computador
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: SILVA, Alcides Luis Cabral. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: uma experiência no ensino presencial de graduação. 2003. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2003.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1725
Issue Date: 12-Dec-2003
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcides Silva.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.