Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1731
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA ATUAÇÃO COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
metadata.dc.creator: Dalri, Jeane Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa buscou investigar o que a formação docente inicial, no curso de Pedagogia, contribuiu para a ação docente com crianças de zero a três anos. Para tanto buscamos identificar, por meio de entrevista com as professoras, quais as contribuições que o curso de formação inicial oferece para desempenhar o trabalho com essa faixa etária e qual suporte para trabalhar com as crianças no cotidiano. Os subsídios teóricos foram os pressupostos de Novoa (1992, 1995), Tardif (2002), Pimenta (2005), Formosinho e Kishimoto (2002) Dahlberg, Moss e Pence (2003); Zabalza (1998). A coleta de dados realizou-se primeiramente junto à Secretaria Municipal de Educação de Brusque, fazendo um levantamento para identificar as professoras que trabalham com as crianças de zero a três anos. A Rede Municipal de Brusque atualmente conta com 53 professoras nas 12 instituições que atendem essa faixa etária. Dentro desse universo de 53 professoras, participaram da pesquisa 14 professoras com formação em Pedagogia com habilitação em Pré-Escolar e Séries Iniciais e ou Educação Infantil. As entrevistas foram áudiogravadas e transcritas na íntegra a partir daí iniciamos a leitura das respostas, destacando os pontos importantes de cada resposta dada. Nas entrevistas foram abordados cinco temas: Ingresso na Profissão, Pontos Positivos de Trabalhar com a Faixa Etária de zero a três anos, Ponto Negativos de Trabalhar com a Faixa Etária de zero a três anos, Contribuições do Curso de Pedagogia e Suporte para Trabalhar com crianças de zero a três anos. Partindo da análise das entrevistas há um consenso da maioria das professoras em relação à baixa contribuição do Curso de Pedagogia, já que o mesmo pouco contribuiu para trabalhar com a educação infantil, sendo mais direcionado as crianças de 4 a 6 anos e a 1ª a 4ª série. Não pretendemos com esta pesquisa apresentar soluções no que diz respeito ao currículo da Pedagogia, mas de repensar a formação inicial dessas professoras levando em conta os diferentes saberes e refletir a especificidade da formação da professora de crianças de zero a três anos.
Abstract: This research investigates the contribution of initial teacher training on the Pedagogy course, to the practice of teachers working with children aged zero to three years. For this, it seeks to identify, through interviews with teachers, the contributions made by the initial training course, for working with this age group, and the support it offers for day-to-day work with the children. The theoretical bases used are the premises of de Novoa (1992, 1995), Tardif (2002), Pimenta (2005), Formosinho and Kishimoto (2002) Dahlberg, Moss and Pence (2003); and Zabalza (1998). The data collection was carried out, firstly, with the Municipal Education Secretary of Brusque, carrying out a survey to identify teachers working with children aged from zero to three years. The Municipal Network of Brusque currently has 53 teachers in the 12 institutions that serve this age group Within this universe of 53 teachers, 14 teachers took part in the research, who are trained in Pedagogy with specialization in Pre-School and Initial Series, or Child Education. The interviews were transcribed in full and from there, we began the reading of the responses, highlighting the important points of each response given. In the interviews, five themes were addressed: Entry to the Profession, Positive Points of Working with the Age Group zero to three years, Negative Points of Working with the Age Group zero to three years, Contributions of the Pedagogy Course, and Support for Working with children from zero to three years. Based on the analysis of the interviews, there is a consensus among the teachers in relation to the low contribution of the Pedagogy Course, since it contributed little to working with child education, and was more focused on the 1st to 4th grades. This research is not intended to present solutions in relation to the pedagogy course, but to rethink the initial training of these teachers, taking into account the different knowledge and reflecting on the specific characteristics of training for teachers of children aged zero to three years.
Keywords: educação infantil
formação docente
curso de Pedagogia
child education
teacher training
Pedagogy course
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: DALRI, Jeane Carvalho. CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA ATUAÇÃO COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1731
Issue Date: 23-Mar-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jeane Carvalho Dalri.pdf676,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.