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metadata.dc.type: Dissertação
Title: PEDRA DA MIRAGUAIA: TEMA GERADOR DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL UNIVALI
metadata.dc.creator: Silva, Ana Matilde da
metadata.dc.contributor.advisor1: Taglieber, José Erno
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Sonia Maria Marchiorato
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.description.resumo: A crise socioambiental não faz parte das preocupações cotidianas da maior parte da população do planeta. A comunidade do Gravatá localiza-se no litoral norte do Município de Navegantes, SC. Não se tem uma clareza histórica de quando a comunidade foi formada e como ela desenvolveu-se em função da pesca. Aqui entra a ação educadora da escola. O foco central do Projeto de Ensino foi a problemática ambiental vivenciada por alunos, educadores da escola e comunidade. A necessidade de ações pedagógicas no processo de transformação de um ambiente educativo de caráter crítico levou os educadores desta escola pública a desenvolver um Projeto de Ensino. Esse Projeto buscou contextualizar o cotidiano da comunidade e da escola, numa prática pedagógica vivificada pela abordagem freiriana. A Pedra da Miraguaia foi escolhida como objeto concreto das ações pedagógicas, em torno dela foram levantadas: as estórias, lendas, concepções, representações, conhecimento do senso comum, e a história oral dos moradores mais antigos. O presente estudo investigou as mudanças das percepções e representações das questões ambientais vivenciadas pelo grupo de educadores e alunos participantes do Projeto de Ensino da Escola Pública do Ensino Fundamental. A metodologia para o estudo foi a entrevista semi-estruturada realizada com dez educadores em 2005 e 2006, e desenhos elaborados pelos vinte e oito alunos da 8ª série no ano de 2003. A análise dos dados foi feita com apoio na análise de conteúdo identificando ao mesmo tempo a perspectiva dos conceitos envolvidos e as relações sociais destas percepções. Esta compreensão propiciou aos educadores uma maneira consciente e responsável para planejar estratégias pedagógicas, e atividades para um melhor desenvolvimento das habilidades, atitudes e valores. Nas categorias de análise os dados foram organizados para aprofundar as suas características, sistematizando o diagnóstico das percepções dos educadores. O Projeto de Ensino desenvolvido pela escola foi um eficiente processo de superação e de transformação, não somente para os alunos, mas também para os educadores e por que não dizer da própria comunidade. Um dos resultados do Projeto foi a incorporação da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico da Escola. A educação escolar de qualidade é necessariamente um processo coletivo, envolvendo alunos, educadores, administradores e comunidade. A Educação Ambiental é a própria educação num processo de autoconstrução e ressignificação de valores sociais.
Abstract: The social environmental crisis is not a major concern of the majority of the world s population. The community of Gravatá is located on the North coast of the municipal district of Navegantes, Santa Catarina. It is not historically clear when the community was founded, but it development was based on the fishing industry. This is where school education comes in. The main focus of the Teaching Project was the environmental issue, as experienced by students, teachers and community. The need for critical pedagogical actions, within the process of transformation of an educational environment, led the teachers of this public school to develop a Teaching Project. The aim of this project was to contextualize the daily life of the community and of the school, within a pedagogical action based on the approach of Freire. Pedra da Miraguaia was chosen as the concrete object of the educational activities: The stories, legends, concepts, representations, knowledge of common sense, and the oral history of the older residents. The study sought to investigate and understand the changes in the perceptions and representations of environmental issues, among the group of teachers and students taking part in the Teaching Project of a Public Elementary School. The methodology for this study consisted of semi-structured interviews with ten educators, conducted in 2005 and 2006, and drawings produced by twenty eight 8th grade students in 2003. The data analysis was carried out based on content analysis, identifying the perspective of the concepts involved, and the social relations underlying these perceptions. This understanding gave educators a conscious and responsible way of planning teaching strategies, and activies for developing skills, attitudes and values. In the categories of analysis, the data was organized in such a way as to explore its characteristics, systemizing the diagnosis of the educadtors perceptions. The Teaching Project developed by the school was an efficient process of overcoming and transformation, not only for the students, but also for the educators, and the community in general. One of the results of the Project was the incorporation of Environmental Education with the Teaching Policy of the School. Good quality school education must be a colletive process, involving students, educators, managers and community. Environmental Education is a form of education, in a process of self-construction process and resignification of social values.
Keywords: educação ambiental
atividades pedagógicas
percepção ambiental
environmental education
teaching activities
environmental perception
Percepção geográfica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: SILVA, Ana Matilde da. PEDRA DA MIRAGUAIA: TEMA GERADOR DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL UNIVALI. 2007. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1736
Issue Date: 12-Apr-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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