Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Julice-
dc.creator.IDCPF:63458640991por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700855A4&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Bhering, Eliana Maria Bahia-
dc.contributor.advisor1IDCPF:49795287672por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781757U9&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:05Z-
dc.date.available2006-01-26-
dc.date.issued2003-02-07-
dc.identifier.citationDIAS, Julice. UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ADULTO/CRIANÇAS EM GRUPOS DE IDADES MISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2003. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1738-
dc.description.resumoA criança aprende e se desenvolve em contextos sócio -culturais, no interior dos quais, pela participação guiada que estabelece com companheiros mais e menos experientes, vai gradativamente, complexificando suas formas de ler e compreender o mundo que a cerca. Em se tratando de crianças de 2 a 5 anos, esta leitura perpassa o campo da imaginação, da criatividade, da ludicidade, da formação de conceitos, da afetividade. Estes aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento infantil são sustentados cotidianamente nos centros de educação infantil, por meio das trocas interpessoais que ocorrem nas e pelas interações adulto/criança e criança/criança. Este estudo trata de uma pesquisa exploratória realizada em um Centro de Educação Infantil público municipal de Blumenau, Santa Catarina. A estrutura e funcionamento deste Centro gira em torno da turma de idades mistas. A amostra do estudo consistiu em seis educadoras distribuídas em grupos de oito crianças de dois a cinco anos. O objetivo foi o de pesquisar os estilos de interação adulto/criança na turma de idades mistas, durante a realização de atividades coletivas orientadas. Os dados coletados nas sessões videografadas foram analisados pela análise microgenética e discutidos sob o enfoque da psicologia histórico cultural. Os resultados apontaram uma homogeneização dos estilos de interação por parte das seis educadoras investigadas, tendo como preponderância no conjunto das sessões os estilos interação única (IU) e posição fixa (PF).por
dc.description.abstractThe child learns and develops in social and cultural contexts, in which interior, by the guided participation that establishes with more or less experienced companions, makes their ways of reading and understanding the world that surrounds them more complex. As regards 2 to 5 year old children, that reading go beyond imagination, creativity, concept formation, affection and ludic activity. This aspects of children learning and development are carried out every day at children education centers, by means of interpersonal exchanges, that take place in and by adult/child and child/child interactions. This essay covers an exploratory research conducted at a city children education center in Blumenau, Santa Catarina. The structure and operation of this center is about mixed age classes. The study sample took six teachers working with groups of eight children aging 2 to 5 years old. The goal was to research the styles of adult/child interaction in the mixed age classes, during oriented collective activities. The data gathered in video recorded sessions was examined by microgenetic analysis and discussed under historic cultural psychology approach. The results show homogenization of interaction styles of the six teachers mentioned, but the single interaction (IU) and fixed position (PF) styles stood out in the group of sessions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3949/Julice%20Dias.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinteração adulto/criançapor
dc.subjectturma de idades mistaspor
dc.subjectestilos de interaçãopor
dc.subjectadult/child interactioneng
dc.subjectmixed-age classeseng
dc.subjectinteraction styleseng
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ADULTO/CRIANÇAS EM GRUPOS DE IDADES MISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julice Dias.pdf777,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.