Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1739
metadata.dc.type: Dissertação
Title: NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Entre infra-estrutura escolar e formação continuada de professores
metadata.dc.creator: Colzani, Marinez Panceri
metadata.dc.contributor.advisor1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa levanta a integração das novas tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas e privadas do município de Itajaí, analisando uma recente formação continuada no tema das tecnologias na rede municipal de ensino. Com base na discussão do conceito de mídia-educação construiu-se um quadro de leitura para algumas dissertações e teses no tema das tecnologias na educação. A pesquisa revelou que o computador é uma das tecnologias na qual os professores possuem menor domínio de utilização no trabalho pedagógico, quando comparado com TV e Vídeo; o modo de utilização da TV e Vídeo em sala de aula nas escolas públicas e particulares limita-se a programas gravados ou filmes com desconsideração a artefatos culturais como telenovela, propagandas ou telejornais. Os resultados demonstram que a Formação Continuada provoca mudanças de hábito e disposição entre os participantes, o que poderia estimular políticas continuadas de formação com freqüência e carga horária maiores que as já realizadas no município de Itajaí. Contudo, os participantes avaliam que teriam sido necessárias, na Formação Continuada, mais oficinas práticas aliadas aos conhecimentos teóricos sobre os computadores na escola.
Abstract: This research lifts the integration of the new technologies of information and communication in public and private schools of the municipal district of Itajaí, analyzing a recent continuous formation in the theme of the technologies in the municipal net of teaching. With base in the discussion of the media-education concept a reading picture was built for some dissertations and theories in the theme of the technologies in the education. The research revealed that the computer is one of the technologies in the which the teachers possess smaller use domain in the pedagogic work, when compared with TV and Video; the way of use of TV and Video in classroom in the public and private schools are limited to you program engravings or films with disregard to cultural workmanships as soap opera, propagandas or television news. The results demonstrate that the Continuous Formation provokes habit changes and disposition among the participants, what could stimulate continuous politics of formation frequently and larger workload than the already accomplished in the municipal district of Itajaí. However, the participants evaluate that you/they would have been necessary, in the Formation Continuous, more allied practical workshops to the theoretical knowledge on the computers in the school.
Keywords: tecnologia da informação
formação continuada
comunicação
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: COLZANI, Marinez Panceri. NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Entre infra-estrutura escolar e formação continuada de professores. 2004. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1739
Issue Date: 22-Apr-2004
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marinez Colzani.pdf550,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.