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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS INVESTIGANDO HISTÓRIAS DE VIDA DE LEITURA NOS ANOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Machado, Olga Tereza Pissetti
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Osmar de
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação elegeu como tema, a leitura que os sujeitos fazem, hoje, de sua história de vida de leitura quando freqüentavam o ensino fundamental. Nasceu daí, o seguinte problema de pesquisa: Que sentidos são produzidos pelos sujeitos acerca de sua história de vida de leitura no ensino fundamental? Considerando-se os lugares de onde falam esses sujeitos (o lugar de acadêmicos de Pedagogia e o lugar de professores de séries iniciais), o objetivo da pesquisa foi compreender como eles significam a prática e a teoria da leitura, no processo de ensino e aprendizagem, a partir de seus atuais registros de memória, afetados pelas vivências pessoais. A pesquisa foi fundamentada na interface entre dois pólos significativos: a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky (que funcionou mais como pano de fundo) e os procedimentos teórico-metodológicos da terceira fase da Análise do Discurso (AD-3) de orientação francesa, precedidos por algumas considerações acerca da leitura.O percurso metodológico considerou (em 3 momentos; olhar, processar e descrever) o ponto de intersecção entre as quatro dimensões próprias da pesquisa: 1.a epistemológica (assentada no senso comum da pesquisadora); 2. a técnica que determinou a abordagem (Qualitativa), o tipo de Pesquisa (Pesquisa Participante) e as Técnicas de coleta (relato das histórias de vida de leitura, elaborados em forma de texto e de questionário com perguntas abertas e fechadas) e de análise (mecanismos da AD-3);3. a morfológica (estrutura organizacional e descritiva); 4. a teórica (conhecimento produzido sobre o tema da pesquisa).Concluídas as análises, pode-se dizer que, em seu termo, a pesquisa apontou algumas práticas de leitura às quais foram submetidos os sujeitos, categorizando-as em 6 núcleos de significação: 1.A leitura e suas relações com a interpretação literal; 2.a leitura e suas relações com os estudos gramaticais; 3. a leitura sem propósito determinado: ler por ler; 4. a leitura como fator de controle (interno e externo); 5.A leitura como alfabetização: 6. a leitura e a emergência de posturas diferenciadas.Pôde-se perceber, nos depoimentos dos núcleos 1 a 6, a influência persistente da matriz epistemológica do Behaviorismo, cujos resquícios continuaram caminhando nos depoimentos do núcleo 7, bem como a força da instituição escolar na manutenção dos mecanismos de dominação. Observou-se, também, a relação de oposição entre os procedimentos escolares narrados e as concepções que os sujeitos revelam possuir, hoje, acerca de leitura, de escola e de educação.
Abstract: The theme of this dissertation is the reading made by subjects, in the present day, of their life history of reading during their time as elementary school pupils. This led to the following research problems: What meanings are produced by the subjects concerning their life histories of reading in elementary education? Bearing in mind the positions from which these subjects are speaking (as academics in Pedagogy and elementary school teachers), the aim of this research was to discover how they understand the practice and theory of reading in the teaching and learning process, based on their memories, as affected by their personal experiences. The research was based on the interface between two major schools of thought: Vygotsky s Social-Historical Theory (which functions more as a background) and the theoretical-methodological procedures of the third phase of Discourse Analysis (AD-3), according to the French school of thought, preceded by some considerations on reading. The methodology took into consideration (at 3 separate moments: looking, processing and describing) the point at which the four dimensions of the research intersect: 1. the epistemological dimension (based on the common sense of the researcher); 2. the technique that determined the approach (Qualitative), the type of Research (Participant Research) and the techniques of data collection (reports of life histories of reading, elabored in the form of text and a questionnaire with open and closed questions) and analysis (AD-3 mechanisms); 3. morphology (organizational and descriptive structure); and 4. the theory (knowledge produced on the the theme of the research). Having concluded the analysis, the research indicated some reading practices which formed part of the subjects experience, and which can be categorized into 6 cores of meaning: 1. Reading and its relationship with literal interpretation; 2. Reading and its relationship with grammatical studies; 3. reading with no fixed purpose: reading for the sake of reading; 4. reading as a factor of control (internal and external); 5. reading as a means of improving literacy; and 6. reading and the emergence of different positions. In the narratives for cores 1 to 6, the persistent influence of the epistemological framework of Behaviorism was noted, the traces of which continue in the narratives of core 7, as well as the power of the school institutions in maintaining the mechanisms of domination. Opposition was also observed between the school procedures narrated and the precent day concepts held by the subjects in relation to reading, school and education.
Keywords: histórias de vida de leitura
análise do discurso
produção de sentidos
reading life histories
discourse analysis
production of meanings
Leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MACHADO, Olga Tereza Pissetti. A PRODUÇÃO DE SENTIDOS INVESTIGANDO HISTÓRIAS DE VIDA DE LEITURA NOS ANOS DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1740
Issue Date: 10-Mar-2003
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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