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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O estudante de Jornalismo, a televisão e a educação para as mídias: aproximando educação e comunicação através da perspectiva histórico-cultural
metadata.dc.creator: Pereira, Sandro Waltrich de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.contributor.referee1: Christofoletti, Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.description.resumo: Ao propor a discussão de questões relacionadas à educação para as mídias ou mídia-educação nos cursos de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo,este estudo pretende contribuir para a cristalização da emergente área epistemológica, bem como refletir sobre a importância e indissociabilidade do contexto históricocultural nas relações estabelecidas com os meios de comunicação. As análises empreendidas com os jovens estudantes de jornalismo tratam dos relacionamentos midiáticos de uma maneira geral, mas reservam especial atenção à televisão. O recorte se dá pelo nítido apelo e penetração que o veículo exerce na formação cultural brasileira, constituindo-se como o mais abrangente e acessível propagador de idéias e ideais do país. O aporte teórico que sustenta as argumentações perpassa pelas teorias fundadoras da área comunicacional e que se refletem até hoje na formação dos jornalistas. Igualmente, faz um contraponto com os estudos contemporâneos e interdisciplinares construídos principalmente a partir dos anos 80, responsáveis pela ampliação dos espectros de convergências conceituais de outros campos como educação e psicologia. As ponderações baseiam-se nas contribuições teóricas de Lev Semenovich Vygotsky, Jesus Martín-Barbero e Ismar de Oliveira Soares. A pesquisa baseia-se na análise qualitativa e foi amparada pela técnica do grupo de discussão ou grupo focal. Foram sujeitos, dois grupos de acadêmicos de jornalismo de universidades do Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados nos anos de 2003 e 2005. Através da leitura dos resultados obtidos pelas conversações é possível vislumbrar a maneira como os futuros profissionais do jornalismo se relacionam com a mídia e as influências exercidas pelos anos de aprendizagem e convívio na academia. Da mesma forma, relevante é a possibilidade de observar o grau de aproximação entre os campos da comunicação e da educação no desenvolvimento de habilidades técnicas e simbólicas para o manuseio e a interação com os produtos midiáticos.
Abstract: The proposal to discuss about questions related to education for media or media-education in the course Comunicação Social Habilitação em Jornalismo intends to contribute for the crystalization of the growing epistemological area, as well to reflect about the importance of the cultural-historical context in the estabilished relationships in the communication means. The analysis with journalism students deal with media relationships in a general view but reserve especial attention to the television. The cut is clear by the claiming of the penetration that the means of communication exercises over the Brazilian cultural formation of ideas and the country ideals. The literature review that supports the argumentation passes by the basic theories from the communicational area and that reflects until nowadays in the journalist information. Likewise, makes a contrasting with the contemporaneous studies buil from the eighties responsible by the interdisciplinary improvements spectrums of conceptual convergences from the fields such as education and psychology. The ponderations they are based in the theoretical contributions of Lev Semenovich Vygotsky, Jesus Martín- Barbero and Ismar de Oliveira Soares The research is based on a qualitative research and supported by discussion or focal group techniques. Two groups of journalism estudents from universities of Santa Catarina were involved in this research. The data were agthered in 2003 and 2005. Through the reading of the collected data by the conversations is possible to realize the way that future professionals would relate themselves with the media and the exerted infleuences along the apprenticeship years and college living. Furthermore, it´s relevant the possibility to observe the level of proximity between the communication and education areas in the development of technical and symbolical abilities for handling and interacting with media products.
Keywords: educação para as mídia
mídia-educação
jornalismo
televisão
perspectiva histórico-cultural
mediações
education for media
media-education
journalism
television
cultural-historical
mediations
Comunicação na educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: PEREIRA, Sandro Waltrich de Assis. O estudante de Jornalismo, a televisão e a educação para as mídias: aproximando educação e comunicação através da perspectiva histórico-cultural. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1741
Issue Date: 13-Sep-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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