Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeite, Tânia Azevedo-
dc.creator.IDCPF:65932528915por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777779P6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Luna, José Marcelo Freitas de-
dc.contributor.advisor1IDCPF:34318385404por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707546J6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Souza, Osmar de-
dc.contributor.referee1IDCPF:05083907968por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721729Y0&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:06Z-
dc.date.available2006-02-01-
dc.date.issued2003-12-02-
dc.identifier.citationLEITE, Tânia Azevedo. A SELEÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2003. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1742-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo principal verificar quais os critérios para a seleção do material didático de inglês nas escolas do município de Itajaí. A população desta pesquisa é composta por professores de inglês de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, distribuída entre os colégios municipais, estaduais e particulares. Foi utilizado para esta pesquisa um questionário misto, composto por questões fechadas e abertas, preenchidos pelos próprios professores como instrumento para levantar informações acerca do grupo a ser estudado. A partir do questionário foram criados gráficos e categorias, com base nos parâmetros da Abordagem Comunicativa, na qual as quatro habilidades específicas apresentam-se (fala, audição, escrita e leitura). Esta abordagem se destaca, pois se evidencia que a maioria dos professores entrevistados teve sua formação profissional sob esta forma de ensino, porque, cronologicamente, dos anos 80 em diante, a Abordagem Comunicativa prevalece. Foram encontradas duas categorias básicas: a primeira em que os professores adotam livros didáticos, com parâmetros bem definidos para sua escolha, e, uma segunda, em que professores adotam material preparado aula após aula, seguindo um ritmo próprio em suas aulas. A maioria dos professores considera importante, como critério de escolha, a opção que engloba as quatro habilidades específicas, demonstrando um interesse na utilização de materiais que proporcione um ensino-aprendizagem mais amplo.por
dc.description.abstractThis dissertation has as main objective to verify the criteria for the selection of English didactic material in Itajaí schools. The population that constitutes this research is composed by English teachers from 5th to 8th grades of the elementary teaching, distributed among the private, municipal and state schools. A mixed questionnaire was used for this research, composed of closed and opened questions and filled out by the own teachers as instrument to get information concerning the group to be studied. Graphs and categories were created from the questionnaire, based on the parameters of Communicative Approach, in which the four specific abilities are presented (speaking, listening, writing and reading). This is emphasized because it is evidenced that most of the interviewed teachers had their professional formation according to this teaching form, because, chronologically, from the eighties on, the Communicative Approach is the one that prevails. Two basic categories were found: the teachers that adopt text books, with well defined parameters for their choice, and another, in which teachers adopt prepared material class after class, following an own rhythm in their classes. Most of the teachers considers important as choice criterion the option that includes the four specific abilities, demonstrating an interest in the use of materials that provide a wider teaching/learning process.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3956/Tania%20Leite.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmaterial didáticopor
dc.subjectabordagem comunicativapor
dc.subjectlíngua inglesapor
dc.subjectdidactic materialeng
dc.subjectcommunicative approacheng
dc.subjectenglish languageeng
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA SELEÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tania Leite.pdf733,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.