Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Isaltino-
dc.creator.IDCPF:62370510900por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7259985847909477por
dc.contributor.advisor1Villela, Elisabeth Caldeira-
dc.contributor.advisor1IDCPF:71076468934por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700957D7&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Schlindwein, Luciane Maria-
dc.contributor.referee1IDCPF:79886086904por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707605Z7&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:06Z-
dc.date.available2008-02-18-
dc.date.issued2007-06-05-
dc.identifier.citationDIAS, Isaltino. A filosofia no ensino médio: sentidos do exercício da docência. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1743-
dc.description.resumoA pesquisa investiga quais sentidos os professores de Filosofia do Ensino Médio atribuem ao exercício docente. Conhecer cientificamente tais sentidos pode contribuir para o exercício desta profissão, para seu melhoramento e organização de suas condições, além de abrir caminhos para o trabalho dos formadores destes professores. Partiu-se dos estudos realizados no Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho e procurouse compreender a percepção profissional dos professores de Filosofia em exercício. A pesquisa contextualiza o trabalho dos professores de Filosofia no Ensino Médio destacando os atuais aspectos investigativos, históricos, formativos e legais. Enfatiza-se os antecedentes e condicionantes da Resolução 4/2006 do Conselho Nacional de Educação, que tornou obrigatória a presença da Filosofia no Ensino Médio adequando-a ao projeto pedagógico de cada escola. Optou-se pelo método fenomenológico como abordagem teórico-metodológica e apresenta-se a natureza humana como semiótica, fundamentado em aproximações e distanciamentos entre a fenomenologia e a corrente histórico-cultural. Realizou-se a coleta de dados em duas etapas: novembro de 2005 e dezembro de 2006, abrangendo 15 Escolas de Ensino Médio do Município de Itajaí SC. Escolheu-se um grupo significativo dos professores que lecionavam Filosofia, que responderam ao questionário-pesquisa. Levou-se também em consideração para a escolha, a formação inicial, o tempo de experiência e a carga horária. A análise dos dados revelou que a percepção da docência está intimamente relacionada às experiências profissionais dos professores de Filosofia e estas manifestam a dinâmica da docência. Os sentidos atribuídos ao exercício docente manifestam uma direção na dinâmica da profissão dos professores de Filosofia estudados. Evidenciou-se que eles aprendem com a experiência e que é preciso se deslocar do ensinar a filosofar para o aprender a filosofar juntamente com os alunos ; da disciplina comum às situações privilegiadas para filosofar; do desgosto e da indiferença de alunos e professores ao gosto pelo ensino-aprendizagem de Filosofia; da imobilidade ou deficiência institucional ao crescimento pessoal e dos problemas educativos à busca incessante por soluções nos mais variados níveispor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3963/Isaltino%20Dias.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsentidospor
dc.subjectexercício docentepor
dc.subjectfilosofiapor
dc.subjectperceptionseng
dc.subjectteaching practiceeng
dc.subjectphilosophyeng
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA filosofia no ensino médio: sentidos do exercício da docênciapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isaltino Dias.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.