Please use this identifier to cite or link to this item:
https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1743
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Isaltino | - |
dc.creator.ID | CPF:62370510900 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7259985847909477 | por |
dc.contributor.advisor1 | Villela, Elisabeth Caldeira | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:71076468934 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700957D7&dataRevisao=null | por |
dc.contributor.referee1 | Schlindwein, Luciane Maria | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:79886086904 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707605Z7&dataRevisao=null | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-26T18:45:06Z | - |
dc.date.available | 2008-02-18 | - |
dc.date.issued | 2007-06-05 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Isaltino. A filosofia no ensino médio: sentidos do exercício da docência. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1743 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa investiga quais sentidos os professores de Filosofia do Ensino Médio atribuem ao exercício docente. Conhecer cientificamente tais sentidos pode contribuir para o exercício desta profissão, para seu melhoramento e organização de suas condições, além de abrir caminhos para o trabalho dos formadores destes professores. Partiu-se dos estudos realizados no Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho e procurouse compreender a percepção profissional dos professores de Filosofia em exercício. A pesquisa contextualiza o trabalho dos professores de Filosofia no Ensino Médio destacando os atuais aspectos investigativos, históricos, formativos e legais. Enfatiza-se os antecedentes e condicionantes da Resolução 4/2006 do Conselho Nacional de Educação, que tornou obrigatória a presença da Filosofia no Ensino Médio adequando-a ao projeto pedagógico de cada escola. Optou-se pelo método fenomenológico como abordagem teórico-metodológica e apresenta-se a natureza humana como semiótica, fundamentado em aproximações e distanciamentos entre a fenomenologia e a corrente histórico-cultural. Realizou-se a coleta de dados em duas etapas: novembro de 2005 e dezembro de 2006, abrangendo 15 Escolas de Ensino Médio do Município de Itajaí SC. Escolheu-se um grupo significativo dos professores que lecionavam Filosofia, que responderam ao questionário-pesquisa. Levou-se também em consideração para a escolha, a formação inicial, o tempo de experiência e a carga horária. A análise dos dados revelou que a percepção da docência está intimamente relacionada às experiências profissionais dos professores de Filosofia e estas manifestam a dinâmica da docência. Os sentidos atribuídos ao exercício docente manifestam uma direção na dinâmica da profissão dos professores de Filosofia estudados. Evidenciou-se que eles aprendem com a experiência e que é preciso se deslocar do ensinar a filosofar para o aprender a filosofar juntamente com os alunos ; da disciplina comum às situações privilegiadas para filosofar; do desgosto e da indiferença de alunos e professores ao gosto pelo ensino-aprendizagem de Filosofia; da imobilidade ou deficiência institucional ao crescimento pessoal e dos problemas educativos à busca incessante por soluções nos mais variados níveis | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | https://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3963/Isaltino%20Dias.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Vale do Itajaí | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIVALI | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | sentidos | por |
dc.subject | exercício docente | por |
dc.subject | filosofia | por |
dc.subject | perceptions | eng |
dc.subject | teaching practice | eng |
dc.subject | philosophy | eng |
dc.subject | Educação - Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A filosofia no ensino médio: sentidos do exercício da docência | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Importação Nova 20150826 Coleção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isaltino Dias.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.