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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Adolescentes em conflito com a lei e as medidas sócioeducativas: uma experiência no município de Itajaí - SC
metadata.dc.creator: Azambuja, Grace Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.contributor.referee1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.description.resumo: A delinqüência juvenil tem ocupado amplo espaço na mídia e nas discussões acadêmicas. Este trabalho procura levantar e analisar os fatores determinantes que levaram nove adolescentes da região de Itajaí a cometerem atos infracionais, bem como, avaliar se as medidas sócioeducativas são capazes de reintegrar à sociedade os nove adolescentes, e se não, quais os elementos que impediram que a reintegração ocorresse. Compreender a concepção dos adolescentes em conflito com a lei, em relação ao trabalho desenvolvido pelas medidas sócioeducativas e mapear o perfil dos adolescentes em conflito com a lei também foram desafios da presente pesquisa. Por último, pensou-se na importância de dar a voz aos profissionais que trabalham com as medidas sócio-educativas assim como às autoridades que são responsáveis diretas em relação às medidas sócio-educativas. A pesquisa qualitativa aconteceu entre março de 2004 a setembro de 2006, em duas entidades do município de Itajaí, a saber: Centro de Internação Provisório CIP e Parque Dom Bosco. Durante esse período, nestas entidades, a pesquisadora acompanhou a trajetória de nove adolescentes em conflito com a lei, cujo objetivo do acompanhamento, era observar o índice de reincidência e o porquê desta, sendo que, dos nove adolescentes pesquisados, quatro reincidiram. Concluiu-se que não existe um determinante para que o adolescente entre em conflito com a lei; existem vários determinantes que, sozinhos ou combinados levam os jovens a infracionarem, tais como: famílias desestruturadas, uso de álcool e drogas, necessidade de sair da invisibilidade e de se proteger, baixa escolaridade resultando em baixos salários por total falta de qualificação profissional. Emerge como ponto forte da pesquisa, os depoimentos sobre a vontade de ganhar dinheiro fácil para poder comprar/desfrutar tudo que o mundo capitalista oferece. Durante o convívio com os adolescentes infratores, tanto no CIP, como no Parque Dom Bosco, a pesquisadora propôs aulas do Programa de Educação em Valores Humanos, conhecido como PEVH. Com o intuito de elaborar um programa específico para adolescentes Infratores, buscou em Antunes (1998, 1999), Brandão e Crema (1991), Heath (2001), Jares (2002), Sequeiros (2000) e Yus (2002) suporte epistemológico e pedagógico para elaborar o que foi denominado: Vivências em Educação para a Paz. As Vivências em Educação para a Paz são constituídas de cinco roteiros, que somados completam quarenta horas. Cada roteiro trabalha um tema específico: Ação Correta, Não Violência, Amor, Paz e Verdade
Abstract: Juvenile delinquency has been a subject of much discussion among academics. This work seeks to address and analyze the determining factors that led nine adolescents in the Itajaí region to commit crimes, and to evaluate whether socio-educational measures are capable of reintegrating the nine adolescents into society, and if not, what are the elements that prevent this reintegration from occurring. Understanding the concept of adolescents in conflict with the law, in relation to the work carried out by socio-educational measures, and mapping the profile of the adolescents in conflict with the law, were also challenges presented by this research. Finally, it considers the importance of empowering professionals who work with socio-educational measures, as well as the authorities which are directly responsible for the socio-educational measures. The qualitative research was carried out between March 2004 and September 2006, in two entities of the Municipal district of Itajaí, namely: The Centro de Internação Provisório CIP and the Parque Dom Bosco. During this period, in these entities, the researcher monitored the progress of nine adolescents in conflict with the law, in order to observe the level of recurrent crime and why this occurs, given that of the nine adolescents studied, four returned to commit crimes. It is concluded that there is no single factor determining why adolescents come into conflict with the law. There are a number of different factors which, alone or in combination, lead young people to commit crimes, such as: Dysfunctional families, the use of alcohol and drugs, the need to be noticed and to protect oneself, low level of formal education, resulting in low salaries due to a complete lack of professional qualifications. A strong point of the research which emerged was the statements on the desire to get easy money, to be able to buy/enjoy all that the capitalist world offers. During the time spent with the adolescents, both at the CIP and at the Parque Dom Bosco, the researcher proposed classes of the Education Program in Human Values, Known as the PEVH. In order to create a specific program for the law-breaking adolescents, a review was carried out of the works of Antunes (1998, 1999), Brandão and Crema (1991), Heath (2001), Jares (2002), Sequeiros (2000) and Yus (2002), to find epistemological and pedagogical support for elaborating the program: Vivências em Educação para a Paz (Experiences in Education for Peace). The Experiences in Education for Peace consist of five scripts, which together make up a total of forty hours. Each script works with a specific theme: Correct Action, Non Violence, Love, Peace and Truth
Keywords: adolescentes infratores
medidas sócio-educativas
reincidência
vivências de educação para a paz
juvenile delinquents
socio-educational measures
recurrent crime
experience in education for peace
Comportamento do adolescente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: AZAMBUJA, Grace Farias. Adolescentes em conflito com a lei e as medidas sócioeducativas: uma experiência no município de Itajaí - SC. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1744
Issue Date: 18-Sep-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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