Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1747
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A GESTÃO COMPARTILHADA COMO ELEMENTO FUNDANTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA
metadata.dc.creator: Fantini, Tânia Sueli
metadata.dc.contributor.advisor1: Villela, Elisabeth Caldeira
metadata.dc.description.resumo: A busca por um sistema de gestão mais participativo pode criar obstáculos e gerar problemas às normas individualistas nas quais tem se baseado quase todos os segmentos no interior da maioria das instituições escolares. Porém, sem que investiguemos a realidade escolar e sua comunidade, algumas ações permanecem ineficazes. As atitudes colaborativas vêm sido propostas amplamente como solução organizacional para os problemas cotidianos da escola. Diante de tal pressuposto, pretendemos com nossa pesquisa diagnosticar os princípios que norteiam a gestão da Escola Comunitária, que tem como referencial organizacional princípios democráticos que pretendem aglutinar a participação, para num esforço coletivo, propor ações e procedimentos para que sua missão se concretize. Numa abordagem crítica dialética aprofunda-se o fenômeno educativo nas relações entre pais, alunos, professores e toda a equipe técnica, com as contradições e dinamismo. Resgata-se a dimensão histórica da entidade e sua estrutura organizacional na tentativa de favorecer uma aproximação maior entre os segmentos que a compõem. Finalmente, pretende-se propor mecanismos que implementem os princípios participativos efetivando ações compartilhadas e estabelecendo redes interativas em nível local, estadual e nacional.
Abstract: The search for a more participed management theory may produce obstacles and generate problems to the individual principles, which have based all the segments in the most of shools. However some actions remain ineffective without an investigation of the school reality and its community. The collaborativies at has been proposed widely as an organizational solution for daily problems of the school. Together such presupposed, we intend with our research, to diagnose the principles that lead the Communitary School management which has organizational reference, democratic principles that intend agglutinating the participation to propose, in a collective effort, actions and steps to accomplish the target. In a critical and dialectic subject, we deepen the educational phenomenon related to the relations among parents, teachers and all the technique group, whit its contradictions and dynamism. We ransom the historical dimension of the entity and its organizational structure to attempt favoring a greater approach among the segments which compound it. Finally we intend to propose mechanisms that increase the participatory principles, taking effect sharing actions and establishing interactive nets in local, in the states and national levels.
Keywords: gestão
participação
liderança
autonomia
management
participation
lead
autonomy
Escolas - Organização e administração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FANTINI, Tânia Sueli. A GESTÃO COMPARTILHADA COMO ELEMENTO FUNDANTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA. 2003. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1747
Issue Date: 27-Aug-2003
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tania Fantini.pdf737,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.