Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFantini, Tânia Sueli-
dc.creator.IDCPF:29158516034por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705340A4&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Villela, Elisabeth Caldeira-
dc.contributor.advisor1IDCPF:71076468934por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700957D7&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:07Z-
dc.date.available2006-02-01-
dc.date.issued2003-08-27-
dc.identifier.citationFANTINI, Tânia Sueli. A GESTÃO COMPARTILHADA COMO ELEMENTO FUNDANTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA. 2003. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1747-
dc.description.resumoA busca por um sistema de gestão mais participativo pode criar obstáculos e gerar problemas às normas individualistas nas quais tem se baseado quase todos os segmentos no interior da maioria das instituições escolares. Porém, sem que investiguemos a realidade escolar e sua comunidade, algumas ações permanecem ineficazes. As atitudes colaborativas vêm sido propostas amplamente como solução organizacional para os problemas cotidianos da escola. Diante de tal pressuposto, pretendemos com nossa pesquisa diagnosticar os princípios que norteiam a gestão da Escola Comunitária, que tem como referencial organizacional princípios democráticos que pretendem aglutinar a participação, para num esforço coletivo, propor ações e procedimentos para que sua missão se concretize. Numa abordagem crítica dialética aprofunda-se o fenômeno educativo nas relações entre pais, alunos, professores e toda a equipe técnica, com as contradições e dinamismo. Resgata-se a dimensão histórica da entidade e sua estrutura organizacional na tentativa de favorecer uma aproximação maior entre os segmentos que a compõem. Finalmente, pretende-se propor mecanismos que implementem os princípios participativos efetivando ações compartilhadas e estabelecendo redes interativas em nível local, estadual e nacional.por
dc.description.abstractThe search for a more participed management theory may produce obstacles and generate problems to the individual principles, which have based all the segments in the most of shools. However some actions remain ineffective without an investigation of the school reality and its community. The collaborativies at has been proposed widely as an organizational solution for daily problems of the school. Together such presupposed, we intend with our research, to diagnose the principles that lead the Communitary School management which has organizational reference, democratic principles that intend agglutinating the participation to propose, in a collective effort, actions and steps to accomplish the target. In a critical and dialectic subject, we deepen the educational phenomenon related to the relations among parents, teachers and all the technique group, whit its contradictions and dynamism. We ransom the historical dimension of the entity and its organizational structure to attempt favoring a greater approach among the segments which compound it. Finally we intend to propose mechanisms that increase the participatory principles, taking effect sharing actions and establishing interactive nets in local, in the states and national levels.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3986/Tania%20Fantini.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestãopor
dc.subjectparticipaçãopor
dc.subjectliderançapor
dc.subjectautonomiapor
dc.subjectmanagementeng
dc.subjectparticipationeng
dc.subjectleadeng
dc.subjectautonomyeng
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA GESTÃO COMPARTILHADA COMO ELEMENTO FUNDANTE DA ESCOLA COMUNITÁRIApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tania Fantini.pdf737,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.