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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Reflexões e proposições sobre o conceito de atividade pedagógica dos professores de crianças de 4 a 6 ano
metadata.dc.creator: Corrêa, Graziela Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: A Educação Infantil tem uma responsabilidade para com as crianças, seu desenvolvimento e sua aprendizagem. Para uma ação efetiva há necessidade de um trabalho intencional e de qualidade. A questão problema elaborada para esta investigação foi: como as professoras de crianças de 04 a 06 anos definem o que é atividade pedagógica? Os objetivos foram: Identificar os conteúdos e as atividades desenvolvidas consideradas pedagógicas, verificar o conceito de atividade pedagógica nas falas das professoras e verificar se existe diferença no conceito de atividade pedagógica entre as professoras graduadas e as pós-graduadas. Os subsídios teóricos foram divididos em quatro temas: Um breve histórico sobre o conceito de atividade pedagógica: Ghiraldeli (1996); Rech (2005); Cambi (1999); Cerizara (1990); Arce (2002); Eby (1976); Luzuriaga (1976); Barbosa (2006); Saberes Docentes: Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Ponte (1992) Charlot (2000), Raymond (2000) Monteiro (2001) Perrenoud (1993, 1996); Schön (1995); Shulman (1986); Tardif (1999), A Questão da Profissionalização: Charlot e Bautier (1991) Cunha (1999), Sacristán (1998) Imbernón (2000); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003) ; A atividade pedagógica e os saberes pedagógicos: Asbahr (2005); Basso (1994); Franco (2005); Moura (2001); Saviani (2000). No primeiro momento, aplicou-se um questionário com 134 professores (de crianças de quatro a seis anos) da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Estes dados foram coletados individualmente, cada professora respondeu às seguintes questões: Cite 05 atividades de sua rotina e quais dessas atividades você considera que são atividades pedagógicas. Justifique-as. Tivemos um retorno de 94 questionários. No segundo momento da pesquisa foi realizada uma entrevista com dezesseis professoras, em onze Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. As questões da entrevista foram formuladas conforme os dados dos questionários. As entrevistas foram áudio gravadas e transcritas na íntegra, analisadas e categorizadas. As categorias foram definidas durante processo de análise conforme a freqüência. Minha tentativa foi a de estabelecer uma relação como campo de conhecimento dos professores da primeira infância em relação às atividades pedagógicas. Na análise dos dados, evidenciou-se que não há diferenças entre os conceitos de atividades pedagógicas entre as professoras graduadas e as professoras pós-graduadas. O conceito de atividade pedagógica está intimamente ligado ao trabalho de conteúdos específicos, as atividades que estão ligadas a algum tipo de conteúdo curricular tradicional, ganham o status de pedagógica. Os dados demonstraram que as professoras trabalham mais com as condutas de comportamento e atividades motoras
Keywords: educação infantil
atividades pedagógicas
formação de conceitos
professores de educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: CORRÊA, Graziela Vieira. Reflexões e proposições sobre o conceito de atividade pedagógica dos professores de crianças de 4 a 6 ano. 2008. 14 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1748
Issue Date: 28-Feb-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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