Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1749
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AS TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CAMINHOS TRAÇADOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
metadata.dc.creator: Menghini, Fernanda Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo caracteriza a trajetória do processo de construção de uma metodologia para Trilhas Interpretativas aplicada a um grupo de três professores, um técnico, dois guardasparque e duas acadêmicas da UNIVALI. Uma Oficina de Atualização em Planejamento de atividades de EA em trilhas interpretativas foi desenvolvida de junho a setembro de 2004, nas trilhas do Parque Ecológico Rio Camboriú (Balneário Camboriú), na Escola de Campo do Colégio Unificado (Itajaí) e na Morraria da Praia Vermelha (Penha) em Santa Catarina. Para caracterizar representações e percepção do grupo sobre o tema e questões ambientais, aplicaram-se questionários (pré e pós), desenvolveu-se uma fundamentação teórica, atividades educativas e discussões com o grupo buscando a (re)formulação de conceitos, planejamento de projetos para utilização das trilhas como recurso pedagógico à Educação Ambiental. Confirmando aspectos da teoria de que as trilhas têm o propósito de desenvolver nos caminhantes um novo campo de percepções, constatou-se como o grupo percebeu o meio ambiente e a problemática ambiental nas trilhas visitadas na região. O grupo desenvolveu o entendimento de que a interpretação ambiental como também a própria EA e suas práticas não se resumem à transmissão de informações, mas que envolve valores, sentimentos e cuidados para com o espaço visitado, visando enriquecer, desenvolver atitudes críticas e saberes necessários para a conservação destes ambientes visitados. Na entrevista realizada, depois de oito meses, no sentido de identificar transformações de conceitos e percepção dos atores, verificou-se que a Oficina foi significativa para a formação do grupo de participantes, mas também a necessidade de uma formação continuada dos envolvidos, um maior tempo de desenvolvimento e aplicação das atividades, interesse do poder público para criação e continuidade de programas de EA, bem como um maior envolvimento e comprometimento dos docentes e educandos na participação nestes programas. Os atores também aprenderam que os objetivos das trilhas devem ser estabelecidos com base no conhecimento amplo e profundo do espaço, das variáveis do público potencial e das necessidades de proteção da área. Há a necessidade de aprofundar ou (re)significar seus conhecimentos para que passem a utilizar as trilhas interpretativas também como um recurso pedagógico.
Abstract: The study describes the path of the construction process of a methodology for Hiking Trails applied to a group of three teachers, one technician, two park rangers and two students from UNIVALI. A workshop focusing the updating of sensitizing activities in Hiking Trails was developed from June through September of 2004 in the trails of Camboriú River Ecological Park (Balneário Camboriú), Field School of Colégio Unificado (Itajaí) and of Morraria da Praia Vermelha (Penha) in Santa Catarina. In order to characterize the representations and perceptions of the group pre and post questionnaires were applied, a theoretical basis was developed, as well as educational activities and discussions with the group aiming a (re)formulation of concepts and project planning for using the trails as an educational resource for Environmental Education. Confirming aspects of the theory that the trails present the objective of developing, in the hikers, a new field of perception, it was observed that the group perceived the environment and the environmental problematic in the trails visited in the region. The group developed an understanding that the environmental interpretation, as well as also the EE and its practices do not resume only in the transmission of information, but also involve values, feelings and care with the place visited, aiming the enrichment and development of attitudes of critique and knowledge necessary for the conservation of these environment. In the interview performed after eight months with the objective to identify transformations of concepts and perceptions, it was verified that the Workshop was significant for the educational development of the group. The need for a continuing education process for those involved with more time for the development and application of the activities, a greater interest of the government for the creation and continuation of EE programs, as well as a greater involvement of teachers and students in these programs were also verified. The participants also learned that the objectives of the trails should be established based on the profound knowledge of the area, on the variables of the potential public and on the protection needs of the area, and also that they need to increase their knowledge in order to empower the trails as an educational resource.
Keywords: trilhas interpretativas
educação ambiental
atividades educativas
hiking trails
environmental education
educational activities
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MENGHINI, Fernanda Barbosa. AS TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CAMINHOS TRAÇADOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2005. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1749
Issue Date: 9-Sep-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA MENGHINI.pdf3,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.