Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1752
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ler e criar imagens: uma prática pedágogica no ensino da arte
metadata.dc.creator: Delfino, Mônica dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Villela, Elisabeth Caldeira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo investigou a metodologia de leituras de imagens que norteia as práticas de ensino numa escola da Rede de Ensino Estadual no município de Navegantes, para mostrar a importância de educar o olhar para a leitura de imagens do corpo feminino, numa tentativa de analisar a metodologia de leitura de imagens, que norteia as práticas no ensino da Arte, na escola e o que estas imagens nos ensinam com os saberes sobre o corpo. Para tanto, se contextualizou como ocorre a construção do corpo humano representado pelos artistas de diversos períodos, tendo como foco o cotidiano escolar. Como referencial teórico, utilizou-se o campo do multiculturalismo e da perspectiva da interculturalidade, no sentido de repensar e reconstruir a prática pedagógica. Autores (as) como Stuart Hall, Michel Foucault, Kathryn Woodward, Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva, Gilberto F. da Silva, Maria Tereza Esteban, Jean Semprini, entre outros (a)s constituíram importantes contribuições na análise desta investigação. Tem como temática principal a Arte e a Educação e intenciona uma metodologia de ensino a ser implantada, que possibilite o entendimento e o respeito às diferenças, evitando assim, uma pasteurização homogeneizante na escola. O estudo se dividiu em dois momentos: no primeiro, apresenta-se informações sobre o perfil das professoras e dos alunos (as) e o contexto escolar, no segundo, a aplicação de uma metodologia de leitura de imagens, adotando como referencial o método do professor Feldman. Desta forma, pretende-se contribuir, teórica e metodologicamente, para os estudos na área. Possibilita-se um outro olhar, problematizando, elaborando, comunicando, avaliando, construindo relações entre teoria e prática. Este estudo mostrou que, embora as professoras que participaram desta pesquisa consideram importante o uso de imagens na sala de aula, com situações do cotidiano escolar, carecem articular as imagens e carecem problematizar discussões dentro de um contexto político, econômico e social. A leitura de imagens nas salas observadas apenas sintetizam um relato da vida e obra do artista na história da arte, sugere-se, desta forma, a necessidade de pensar o currículo no espaço/tempo, buscando desafiar preconceitos, superar dogmatismo e radicalismos fechados ao diálogo. Busca-se um currículo que valorize a diversidade mediante uma pedagogia cultural que nos conduza a novas concepções, novas leituras e novas poéticas. Um currículo que possa investir em novas representações e territórios identitários sob o enfoque intercultural
Abstract: This study it investigated the methodology of readings of images that guides the practical ones of education in the Net of State Education in the city of Navigators, to show the importance to educate the look for the reading of images of the feminine body, in an attempt to identify what these images in teach them with knowing them on the body. For in such a way, if it contextualized as the construction of the human body represented by the artists of diverse periods occurs, I try as focus the daily pertaining to school. As referential theoretician, the field of the multiculturalism and the perspective of the intercultural Dade was used, in the direction to rethink and to reconstruct practical the pedagogical one. Authors as Stuart Hall, Michel Foucault, Kathryn Woodward, Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu of Silva, Gilbert F. of Silva, Maria Tereza Esteban, Jean Semprini, had among others constituted important contributions in the analysis of this inquiry. He has as thematic main the Art and the Education and intentional an education methodology to be implanted, that he makes possible the agreement and the respect to the differences, thus preventing, a homogeneizant pasteurization in the school. This research, of qualitative nature, involved in the collection of data the use of half-structuralized interviews, daily of field, comment and analysis of documents. The study if it divided at two moments: in the first one, one presents information on the profile of the teachers and the pupils and the pertaining to school context, in as, the application of a methodology of reading of images, adopting as referential the method of the professor Feldman. In such a way, it is intended to contribute, theoretician and methodologicalment, for the studies in the area. One another look is made possible, problematization, elaborating, communicating, evaluating, constructing relations between practical theory and. This study it showed that, even so the teachers who had participated of this research consider important the use of images in the classroom, with situations of the daily pertaining to school, do not present joint of the images and quarrels of a context do not problematical inside politician, economic and social. The reading of images in the observed rooms, synthecizes in a story of the life and workmanship of the artist, giving approach for the history of the art
Keywords: leitura de imagens
ensino da arte
formação docente
reading of images
education of the art
teaching formation
arte - estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: DELFINO, Mônica dos Santos. Ler e criar imagens: uma prática pedágogica no ensino da arte. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1752
Issue Date: 23-Oct-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monica dos Santos Delfino1.pdf262,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.