Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1754
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A educação condutiva como possibilidade de desenvolvimento e inserção social
metadata.dc.creator: Correa, Gracia Maria Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.description.resumo: Constitui-se problema central desta pesquisa investigar os princípios teóricos e metodológicos que norteiam a Educação Condutiva, organizando um material em língua portuguesa que possa subsidiar o trabalho de pais, professores ou profissionais da educação, implicados com a paralisia cerebral. Consideramos que o maior significado para essa pesquisa será dado no sentido de contribuir para a ampliação das discussões e das práticas de intervenção com as pessoas que apresentam seqüelas de paralisia cerebral. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental e bibliográfico. Os documentos encontrados foram organizados e analisados buscando apreender a organicidade em torno da concepção desta abordagem, uma vez que o foco do trabalho volta-se para a apreensão dos princípios que norteiam tal proposta educacional. Os materiais foram coletados em diferentes institutos de Educação Condutiva no mundo, destacando-se o Centro de Desenvolvimento de Educação Condutiva ConNosotr@s (México), Instituto Petö (Hungria) e National Institute Conductive Education (Inglaterra). Consideramos que a divulgação dos aportes teóricos e metodológicos da Educação Condutiva possa mobilizar, tanto as escolas especiais e os educadores do ensino regular, como informar às famílias sobre as possibilidades de desenvolvimento e intervenção junto às crianças com seqüelas de paralisia cerebral
Abstract: The central theme of this study is to investigate the theoretical and methodological principles that guide Conductive Education, and to organize some material in Portuguese that can support the work of parents, teachers and educational professionals who work with children with Cerebral Palsy. We believe the main significance of this study will be in terms of helping to widen discussions and the intervention practices with people with Cerebral Palsy. This a documentary and bibliographic study. The documents found were organized and analyzed, seeking to understand the concept behind of this approach, since the focus of this work is to understand the principles behind the educational proposal. The materials were gathered from different Institutes of Conductive Education around the world, including the ConNosotr@s Center for the Development of Conductive Education (Mexico), the Petö Institute (Hungary) and the National Institute of Conductive Education (England). We consider that the spread of the theoretical and methodological basis of Conductive Education could mobilize both especial schools, and the teachers in regular schools, and inform families about the possibilities of development and intervention with children with Cerebral Palsy
Keywords: inclusão
paralisia cerebral
educação condutiva
inclusion
cerebral palsy
conductive education
educação especial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: CORREA, Gracia Maria Nascimento. A educação condutiva como possibilidade de desenvolvimento e inserção social. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1754
Issue Date: 2-Oct-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gracia Maria Nascimento Correa.pdf1,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.