Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1755
metadata.dc.type: Dissertação
Title: TENDÊNCIAS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTEEDUCAÇÃO E A PROPOSTA TRIANGULAR DE ENSINO
metadata.dc.creator: Monteiro, Maria Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.contributor.referee1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.description.resumo: O objetivo dessa dissertação é investigar as tendências de produção científica em arteeducação nas intuições de ensino superior brasileiras no período 1995-2004. Para tal, selecionou-se 98 resumos de dissertações e teses nas bases de dados bibliográficos brasileiros no período; tomaram-se como objetivos específicos identificar as áreas de concentração dos programas de pós-graduação das pesquisas, bem como categorizar tematicamente as dissertações e teses, selecionando no corpus geral, aquelas relacionadas à Proposta Triangular no Ensino da Arte no Brasil para análise mais apurada. No corpus geral, área de concentração que obteve o maior número de dissertações e teses foi a área de educação com 49 produções, seguida de Artes e Comunicação com 16; a área de Filosofia e a área de Educação e Cultura contabilizaram 7 e 5 produções, respectivamente. Nota-se também que Engenharia da Produção concentrou 5 trabalhos; a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Mackenzie foram as instituições que obtiveram o maior número de dissertações e teses defendidas no tema da Arte Educação. Constatamos que os anos 2000 e 2001 foram os anos mais produtivos, com 35 e 26 trabalhos respectivamente. As temáticas identificadas junto às dissertações e teses foram: Currículo (32 produções); seguida de Apreciação Estética (29 produções); Estética Filosófica (13); Formação de professores (13). Epistemologia (7) e Psicologia da Arte (4); os dois temas em destaque na categoria Currículo, isto é o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação e a Releitura de Obras deram a dimensão da inserção da Proposta Triangular baseada nos estudos de Ana Mae Barbosa presente em dez das 98 produções, contemplando a discussão sobre o presente e futuro da arte na contemporaneidade, através da psicologia da arte de Lev Semenovich Vygotsky.
Abstract: This research aimed at investigating the tendencies in scientific production of Art Education at Brazilian university programs from 1995 to 2004. I order to carry out this research, I selected 98 thesis and dissertation abstracts from Brazilian bibliographical database. The research specific objectives were to identify the post graduation program areas in which Art Education researches were concentrated, as well as to categorize the researches according to their themes, privileging with a more detailed analysis those involving Art Education in Brazil based on the Triangular Proposal. The investigation detected that the majority of Art Education theses and dissertations occurred in the field of Education (49 researches), followed by Arts and Communications (16 researches). Philosophy area, and Education and Culture area counted 7 and 5 researches respectively, and Production Engineering 5 researches. In addition, I observed that Federal University of Santa Catarina, University of São Paulo, and Mackenzie University were the institutions that produced the highest number of theses and dissertations dealing with Art Education. 2000 and 2001 were the years when the greatest amount of productions occurred, 35 and 25 for each year respectively. Thesis and dissertation themes identified in my research were: Curriculum (32), Aesthetic Appreciation (29), Philosophical Aesthetic (13), Teacher Formation (13), Epistemology (7), and psychology of Art (4). Within the category Curriculum, two themes, Information of Technologies and Communication, and Art Work Re-reading were the ones that revealed the dimension of Ana Mae s Triangular Approach, since this approach appears in 10 of the 98 researches analyzed, sustaining the discussion on the present and on the future of contemporary Art Education through Lev Semenovich Vygotsky s Art of Psychology.
Keywords: arte e educação
proposta triangular
psicologia da arte
art
education
triangular proposal
psychology of art
Arte na educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MONTEIRO, Maria Cristina. TENDÊNCIAS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTEEDUCAÇÃO E A PROPOSTA TRIANGULAR DE ENSINO. 2005. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1755
Issue Date: 25-Aug-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CRISTINA MONTEIRO.pdf1,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.