Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1756
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação inicial de professores: contribuições do currículo acerca do professor-pesquisador
metadata.dc.creator: Luz, Gizeli
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar as contribuições que o curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI está propiciando para a formação de um professor-pesquisador, que tenha uma prática de pesquisa, uma postura investigativa. O desenvolvimento desta pesquisa se deu por meio de um estudo de caráter qualitativo, com base na análise de conteúdo das entrevistas e questionários feitos com as alunas egressas, com os professores formadores do curso de Pedagogia e com o coordenador do curso. Considerando que é a pesquisa que detecta necessidades, tendências e melhorias, sendo esta também a responsável por encontrar e apontar as soluções para os problemas levantados, não dá para conceber uma Educação séria, de qualidade, sem falar em pesquisa. Desta forma, por ter o curso de Pedagogia a função de formar o professor, é importante que promova um ensino com pesquisa, para que este professor em formação adquira uma postura investigativa, uma consciência crítica ao longo do curso e possa transferir isto para a sua prática em sala de aula. Assim, buscou-se com este estudo identificar quais as contribuições que o curso está oferecendo para que o futuro professor tenha uma postura investigativa. Para isto, os dados coletados foram analisados e fundamentados com base na Literatura, na análise documental e de conteúdo das entrevistas e questionários. De acordo com os resultados, a pesquisa ainda é pouco trabalhada durante a formação inicial, restringindo-se a alguns momentos como durante a prática de ensino, sendo trabalhada também por alguns professores em determinadas disciplinas e contemplada nos projetos de extensão, que se constituem como uma política da própria universidade. Além disso, este estudo também sinalizou que ao concluírem a graduação as professoras ainda encontram dificuldades no que diz respeito à pesquisa, comprometendo assim, uma possível prática investigativa
Abstract: The purpose of this research was to identify the contributions of the graduate program in Pedagogy of the University of Vale do Itajaí Univali, to the training of the teacherresearcher, who carries out research and has an investigative attitude. This was a qualitative study, based on content analysis of interviews and questionnaires applied to graduates of the course, teachers of the Pedagogy program, and the course coordinator. Considering that it is a study which detects needs, trends and improvements, and that it seeks to find solutions to the problems raised, it is impossible to think of a serious, quality educational practice without speaking of research. Thus, given that the purpose of the Pedagogy program is to train teachers, it is important that it promotes learning through research, so that this teacher in training can acquire an investigative attitude and a critical awareness throughout the course, and that he or she is able to transfer this to the teaching practice in the classroom. This study therefore seeks to identify the contributions offered by the program, to giving future teachers an investigative attitude. For this purpose, the data collected were analyzed in light of the Literature, documentary analysis, and the content analysis of the interviews and questionnaires. The results show that research is still little used during the initial teacher training, being restricted to certain moments during the teaching practice; that research is used by some teachers in certain disciplines; and that it is part of extension projects, which are a policy of the University itself. This study also indicated that on completion of their graduate studies, the new teachers still have difficulties concerning research, creating an obstacle to a possible investigative practice
Keywords: currículo
formação inicial de professores
professor-pesquisador
curriculum
initial teacher training
teacher-researcher
professores - formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: LUZ, Gizeli. A formação inicial de professores: contribuições do currículo acerca do professor-pesquisador. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1756
Issue Date: 20-Feb-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gizeli Luz.pdf687,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.