Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1757
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PERFIL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL
metadata.dc.creator: Bigaton, Roslei Aparecida Sinderski
metadata.dc.contributor.advisor1: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho pesquisa o perfil dos professores da Rede Pública Municipal de Balneário Camboriú/SC, no ano de dois mil e três (2003). Tem como objetivo investigar o perfil social, econômico e cultural dos professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental do Município. A coleta de dados foi realizada com um questionário contendo setenta e quatro (74) questões, junto a quatrocentos e quarenta e dois (442) professores, em quinze (15) escolas da rede. Para os fins desta pesquisa utilizou-se uma metodologia estatística, com os recursos do software estatístico de análise multidimensional SPAD 3.5 (Système Pour Analyse de Données). Considera-se que o contexto social, econômico e cultural no qual o docente se constitui pode ser, efetivamente, indicador de suas escolhas profissionais e, até mesmo, de sua ação pedagógica. A partir dos dados obtidos na pesquisa e realizada a análise multidimensional, pode-se verificar que: a) os profissionais da educação constituem de fato, até a atualidade, uma categoria essencialmente feminina; b) os professores que iniciaram a carreira cursando o Magistério no Ensino Médio, optaram por cursar Pedagogia na Graduação, fizeram Especialização e participam de cursos de formação como opção para o desenvolvimento profissional. Para estes professores não há motivos para mudar de profissão; c) a quase totalidade dos professores questionados está satisfeita com o ambiente físico da escola onde trabalha e desenvolvem as atividades docentes em apenas uma escola; d) como a pesquisa foi realizada com professores da Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais do Ensino Fundamental, verificou-se que o tipo de procedimento pedagógico é diferenciado para cada um dos grupos, sendo distintos na forma de preparação e aplicação dos conteúdos e avaliações; e) o hábito da leitura, seja de livros científicos ou jornais, parece cristalizado na categoria, já que a televisão parece não despertar o mesmo interesse nos professores. Os passeios em família predominam quando o assunto é o lazer. Pela pesquisa percebe-se que os professores da rede Municipal de Balneário Camboriú, apresentam uma situação social, econômica e cultural favorável ao desempenho da docência, especialmente, se comparado à realidade brasileira.
Abstract: This work researches the profile of the teachers from Balneário Camboriú Public Municipal School, in two thousand and three (2003). The main purpose is to investigate social, economic and cultural profile of the teachers who act in Municipal Kindergarten School and Municipal Elementary School. The data collection was realived with a questionay with seventy four (74) questions answered by four hundred and fourty two (442) teachers in fifteen (15) schools. To this research was used statistics methodology with multidimensional statistis analysis resource software SPAD 3.5 (Système Pour Analyse de Donnèes). Considerating social, economic and cultural context in which the teacher is, might be in fact, the reason os their professional choice and even their pedagogical action. From obtained datas from the researches and multidimensional analysis realized it can be verified that: a) Education professionals are, until now, part of an essentially feminine category; b) Teachers that began their career attending to Professorship in Elementary School chose for Pedagogy in Graduation, took Major classes and participed of formation courses as option to professional development. For this teachers there are no reasons to change their profession; c) Almost all teachers are satisfied with school s physical environment where they work at and develop their teachers activities at just one school; d) As the research was realized with Kindergarten School, inicial and final grades of Elementary School, was verified that pedagogical proceeding is different to each group, being distinct in preparation ways and application of context and evaluations; e) The reading habit, or science books or newspaper, seems to be crystallized in this category since television seems not to draw the same interest in teachers. Family walks domain when leisure is concerned. Through this research it can be noticed that Balneário Camboriú Municipal Teachers present a social, economic and cultural situation favorable to teachers fulfillment, especially if compared to brazilian reality.
Keywords: perfil de professores
profissionalização e profissionalidade
análise multidimensional
teachers profile
profissionalization and profissionality
multidimensional analysis
Professores - Condições sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: BIGATON, Roslei Aparecida Sinderski. PERFIL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL. 2005. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1757
Issue Date: 19-Dec-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSLEI BIGATON_parte 1.pdf831,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.