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metadata.dc.type: Dissertação
Title: TRAÇOS DA CONSTRUÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE REGISTRO
metadata.dc.creator: Krause, Helvia Tomaselli
metadata.dc.contributor.advisor1: Borba, Amândia Maria de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa investigou a evolução do processo de registro da avaliação da aprendizagem orientada pelos princípios da avaliação formativa no currículo do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Destaca-se a problematização da articulação de uma avaliação formativa com o ensino e as formas de registros avaliativos, pautados em critérios que podem favorecer uma prática mais integrada de ensino e de aprendizagem. A abordagem metodológica desta pesquisa caracteriza-se pelo enfoque qualitativo, com base na análise de conteúdo das percepções dos professores e pais de alunos quanto à compreensão do processo de avaliação e dos registros dos resultados da avaliação da aprendizagem dos alunos, organizados pelo grupo de professores pesquisados. Estes dados foram coletados por meio de entrevistas, questionários e documentos. As análises apontam para a necessidade de acompanhamento e orientação aos professores envolvidos num processo de estudos e mudanças da avaliação, considerando-se diversos obstáculos existentes, como a ênfase dada a aspectos atitudinais nas avaliações, que é comum e desvia o olhar do professor do verdadeiro foco da avaliação: a aprendizagem, bem como a necessidades de uma nova profissionalidade para o diretor de escola. Também evidenciam a necessidade de registros simples e objetivos para a realização da avaliação, de aceitação dos registros avaliativos organizados de forma descritiva ou com critérios e escala semântica por parte dos pais dos alunos, de auto-avaliação dos professores durante o processo de ensino e de aprendizagem e de estudos sobre os fundamentos da avaliação e as teorias da aprendizagem.
Abstract: This research has investigated the evolution of the learning evaluation records based to the principles of formative evaluation in the elementary teaching program of a public school in the city of Jaraguá do Sul, Santa Catarina. The emphasis is given on the problem of articulation of a formative evaluation of teaching and ways of recording evaluations, based on criteria that may favor more integrated teaching and learning practices. The methodological approach of this research is characterized by the qualitative focus, based on the content analysis of the perceptions of teachers and students parents on the comprehension of the evaluation process and records with the results of the students learning evaluation, organized by the group of teachers involved in this research. These data were collected by means of interviews, questionnaires and documents. The analyses point out the need of a follow-up and orientation to the teachers involved in a process of studies and changes of evaluation, considering several existing obstacles, such as the emphasis given to attitudinal aspects in evaluations, which happens commonly and deviates the teacher s attention from the actual evaluation focus: learning, as well as the needs of a new professionality for the school principal. They also evidence the need for simple and objective evaluation records, acceptance of the students parents of evaluative records organized in a descriptive way or with criteria and semantic scale, of the teacher s self-evaluation during the teaching and learning processes, and of studies about evaluation bases and learning theories.
Keywords: avaliação formativa
registro
critérios
formative evaluation
records
criteria
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: KRAUSE, Helvia Tomaselli. TRAÇOS DA CONSTRUÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE REGISTRO. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1760
Issue Date: 21-Oct-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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