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metadata.dc.type: Dissertação
Title: IDENTIDADES VELADAS: Fanny: a formação e a educação na cidade de Brusque na década de 1960
metadata.dc.creator: Souza, Aquiles Duarte de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.description.resumo: Objetivou-se com este trabalho investigar a identidade de uma cidade, no seu contexto e abrangência, dentro de uma característica societal do sul do Brasil, em aspectos como: educação, formação, escola, professores, alunos e sexualidade. Conforme o título que o projeto porta: Identidades Veladas: Fanny e a formação e a educação na cidade de Brusque na década de 60 , buscou-se nessa identidade encoberta pelo tempo uma nova maneira de contar a memória de uma prostituta e de uma cidade. A pesquisa buscou desvelar a identidade da personagem trazendo à luz seu passado, sua vida, seu comportamento, suas oscilações e, a partir daí, as inferências dessa presença na formação, e na educação sexual dos jovens da cidade de Brusque. O resgate desta memória social, na fala de três professoras e quatro homensclientes da prostituta Fanny traz à luz o contexto social em que escola, família e indivíduos singulares se entrelaçam na formação cultural de jovens brusquenses na década de 60. No aspecto de desvelamento, a pesquisa apresenta resultados inesperados com revelações de parentesco inusitadas, de Fanny com o Duque de Caxias em sua vida pregressa de esposa de Eduardo de Lima e Silva Herhaum, sobrinho do Duque de Caxias, pacificador de índios na reserva de Ibirama em Santa Catarina na década de vinte do século passado.
Abstract: The research investigates the identity of a city in the south region of Brazil (Santa Catarina State) in aspects such as education, culture formation, school, teachers, students and sexuality. Following the title of this project Hidden Identities: Fanny: Background and Education in Brusque, in the 60 s the research looked for a new way of telling the memory a woman and of a city. The research brought light to the past of a prostitute , her life, her behavior and from that, her presence in the formation and sexual education of young of a city in the south of Brazil. The rescue of this social memory in the speech of three teachers and four client-men of the prostitute Fanny brings light to the social context in which school, family and singular individuals match in cultural formation of young from Brusque in the sixties. In terms of discoveries, the research presents unespectable results with unusual blood relations of Fanny with Duque de Caxias in her married life with Eduardo de Lima e Silva Herhaum, Duque de Caxias nephew, an Indian peacemaker in Indian reserve of Ibirama (Santa Catarina State) in the twenties of last century. The goal of this search, beyond reveal their personalities, actions and consequences in the local society, is also to protect their memoirs, their profile, their meanings.
Keywords: memória
identidade
educação sexual
Brusque
prostituição
memory
identity
sexual education
Brusque
prostitution
Educação - História
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: SOUZA, Aquiles Duarte de. IDENTIDADES VELADAS: Fanny: a formação e a educação na cidade de Brusque na década de 1960. 2005. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1761
Issue Date: 14-Oct-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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