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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aula de desenho de observação a distância: o estímulo do observar
metadata.dc.creator: Godoy, Vanessa
metadata.dc.contributor.advisor1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.contributor.referee1: Pillotto, Silvia Sell Duarte
metadata.dc.contributor.referee2: Christofoletti, Rogério
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa é um estudo de caso sobre ensino semi presencial da disciplina de Desenho de Observação II no curso de Design de uma Universidade da região norte de Santa Catarina. O estudo buscou avaliar a possibilidade do desenvolvimento de um aprendizado satisfatório, por meio de aulas virtuais e presenciais, focada no desenho do corpo humano; foram convidados a participar da pesquisa seis alunos do curso de Design do segundo semestre noturno. Com o intuito de contextualizar os dados desta pesquisa de forma científica e desenvolver um alicerce para a definição dos critérios de avaliação, o norte do referencial teórico se fez com base na Fenomenologia de Merleau-Ponty pelas contribuições deste autor nas categorias do corpo próprio, espaço e tempo. As contribuições da fenomenologia para a pesquisa de desenho devem-se ao fato que ela valoriza o corpo intencional chamado por Merleau-Ponty de corpo-próprio enquanto sistema de ações possíveis, enquanto um corpo virtual cujo lugar fenomenal é definido por sua tarefa e por sua situação. Assim podemos considerar que não há cópias no desenho pois sempre há o corpo próprio do desenhista atuando no seu traço único. Cada ser humano tem seu desenho de letra único, como cada um tem seu traço único. Com esta compreensão fizemos a seguinte pergunta de pesquisa: por meio de uma aula de desenho de observação de corpo humano semi-presencial, os alunos conseguirão desenvolver um aprendizado satisfatório? Concluiu-se que sim, pois a avaliação dos desenhos discentes baseada nos três critérios eleitos (representação da simetria e proporção, percepção do espaço e desenvolvimento do traço) foi satisfatória. Como estratégia de desenvolvimento da pesquisa o curso de desenho foi transformado em quinze aulas de desenho de observação virtual através de um site com quinze páginas disponibilizadas na plataforma Flash, com o endereço www.aulavanessagodoy.com.br. Foram analisados também os apontamentos dos alunos em relação à aula transformada em virtual, e por fim os próprios desenhos foram analisados e dispostos em quadros para avaliação dos três aspectos como simetria e proporção, percepção espacial e traço. Concluiu-se ser bastante satisfatório o ensino a distância de desenho do corpo humano, apesar dos alunos apresentarem queixas de mais contato presencial. Concluiu-se também que alguns fatores precisam ser levados em consideração antes de inserir esta disciplina na grade curricular de um curso virtual, como por exemplo, a possibilidade de impressão das aulas; o site poderá ser alterado para ganhar em praticidade, como o caso da impressão; o reforço da mediação docente nas aulas presenciais surge como ponto a ser considerado em um curso sempresencial de desenho. A maioria dos alunos iniciou o desenvolvimento do traço próprio. Transformar as aulas virtuais em um CD onde cada aluno possa ter acesso a qualquer hora é uma alternativa a ser analisada a partir da pesquisa
Abstract: This research is a case study on actual half education of disciplines of Drawing of Comment II in the course of Design of a University of the region of Santa Catharine. The study it searched to evaluate the possibility of the development of a satisfactory learning, by means of virtual and actual lessons steering In the drawing of the human body; they had been invited to participate of the research six pupils of the course of Design of as the nocturnal semester. With the intention of contextualized the data of this research of scientific form and developing a foundation for the definition of the evaluation criteria, the north of the theoretical referential if on the basis of made the Phenomenology of Merleau-Ponty for the contributions of this author in the categories of the proper body, space and time. The contributions of the for the drawing research it must the fact that values the potential body call for body-proper Merleau-Ponty of while system of possible actions, while virtual body whose phenomenal place is defined by its task and its situation. Thus we can consider that it does not have copies in the drawing therefore always has the proper body of the tracer acting in its only trace. Each human being has its drawing of only letter, as each one has its only trace. With this understanding we made the following question of research: by means of a lesson of drawing of comment of half-actual human body, the pupils will obtain to develop a satisfactory learning? One concluded that yes, therefore the evaluation of the learning drawings based in the three elect criteria (representation of the symmetry and ratio, perception of the space and development of trace) was satisfactory. As strategy of development of the research the drawing course was transformed into fifteen lessons of drawing of virtual comment though a site with the address www.aulasvanessagodoy.com.br, The notes of the pupils been analyzed also, and finally the proper drawings had been analyzed and made use in pictures for evaluation of the aspects as symmetry and ratio, space perception and trace. The education of drawing of the human body was in the distance concluded to be sufficiently satisfactory, despite the pupils presenting complaints of more actual contact. It was also concluded that some factors need to be taken in consideration before inserting this discipline in the curricular grating of a virtual course, as for example, the possibility of impression of the lessons; the site could be modified to earn in dexterity, as the case of the impression; the reinforcement of the teaching mediation in the actual lessons appears as point to be considered in an without-actual course of drawing. The majority of the pupils initiated the development of the proper trace. To transform the virtual lessons into a CD where each pupil can have access at any time is an alternative to be analyzed from the research
Keywords: educação - estudo e ensino
desenho
ensino a distância
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: GODOY, Vanessa. Aula de desenho de observação a distância: o estímulo do observar. 2007. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1762
Issue Date: 19-Oct-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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