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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Qualidade na educação infantil: as concepções das professoras de educação infantil do município de Corupá
Qualidade na educação infantil: as concepções das professoras de educação infantil do município de Corupá
metadata.dc.creator: Benoit, Jaqueline
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve o objetivo de compreender os significados de qualidade expressos pelas professoras de Educação Infantil de Corupá, ao se referirem ao atendimento das crianças de zero a seis anos. Considerando o aumento significativo no número de Instituições de Educação Infantil nas últimas décadas , sem dúvida, é imprescindível que discussões acerca da qualidade desse atendimento sejam colocadas em pauta. E, tratando especialmente de crianças pequenas, é clara a importância que adquirem os aspectos qualitativos no âmbito educacional. A preocupação com a qualidade da educação infantil está ligada ao movimento em busca das garantias do direito da criança, mas também do significado teórico-prático do trabalho pedagógico destas instituições. Segundo Zabalza (1998) o desafio da educação infantil é o desafio da qualidade . Nesse contexto, o professor representa o principal protagonista nas relações que ocorrem entre a escola, as crianças, os pais e a comunidade. Baseada na Consulta sobre Qualidade da Educação Infantil (CAMPOS, COELHO e CRUZ, 2006) essa pesquisa contou com a participação de 36 professoras de creches e pré-escolas. Entretanto, a fim de viabilizar os objetivos com os quais o trabalho se comprometia, os instrumentos utilizados na Consulta sobre Qualidade foram organizados e reformulados, de acordo com as necessidades deste trabalho. Para a análise das questões fechadas foi utilizado o pacote estatístico SPSS e as questões abertas foram analisadas qualitativamente, procurando-se categorizar os temas e tópicos que emergiram do discurso das professoras. Os resultados evidenciam que para as professoras de Educação Infantil do município de Corupá, um bom CEI/Pré-escola se constitui de um espaço apropriado para o desenvolvimento da criança, vindo a oportunizar experiências ricas em relação ao seu crescimento, desenvolvimento e aprendizagem. Nesse sentido, as professoras consideram aspectos pedagógicos que vão além das condições mínimas para garantir os direitos das crianças, defendendo valores educacionais que fazem parte de um processo de construção de significados de qualidade, na perspectiva de assegurar valores e princípios coerentes com a representação de infância construída pelo grupo
Abstract: This study attempts to understand the meanings of quality , expressed by ECE (Early Childhood Education) teachers of Corupá, Brazil, concerning education and the care of children from zero to six years old. Considering the significant increase in the number of ECE services in recent decades, it is essential to discuss their quality. In relation to small children in particular, the importance of acquiring qualitative aspects in the educational environment is clear. The concern about the quality of Early Childhood Education is linked to the movement for children s rights, but also relates to the theoretical and practical meaning of pedagogical work in these institutions. According to Zabalza (1998) the challenge facing Early Childhood Education is the challenge of quality . In this context, the teacher is the main protagonist in the relationships that occur between the school, the children, the parents and the community. Based on the Quality Inquiry in ECE (CAMPOS, COELHO e CRUZ, 2006), this research involved 36 nursery and infant school (kindergarten) teachers. However, to accomplish the objectives of this work, the instruments used in the Quality Inquiry were organized and modified, according to the needs of this work. The statistical package SPSS was used to analyze the closed questions, while the open questions were analyzed qualitatively, categorizing the themes and topics that emerged from the teacher s speech. The results show that ECE teachers of Corupá think that a good ECE Center is an appropriate place for children s development, offering rich experiences for their growth, development and learning. In this sense, the teachers consider pedagogical aspects that go beyond the minimal conditions needed to guarantee children s rights, defending educational values that are part of the process of constructing the meaning of quality, from a perspective of assuring values and principles coherent with the representation of childhood constructed by the group
Keywords: qualidade
educação infantil
professoras
quality
early childhood education
teachers
qualidade na educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: BENOIT, Jaqueline. Qualidade na educação infantil: as concepções das professoras de educação infantil do município de Corupá. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1763
Issue Date: 27-Feb-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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