Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBenoit, Jaqueline-
dc.creator.IDCPF:99073110068por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0562450340423598por
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares-
dc.contributor.advisor1IDCPF:32304979891por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727909U2por
dc.contributor.referee1Ferri, Cassia-
dc.contributor.referee1IDCPF:53693833915por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767546Z8&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:10Z-
dc.date.available2008-07-28-
dc.date.issued2008-02-27-
dc.identifier.citationBENOIT, Jaqueline. Qualidade na educação infantil: as concepções das professoras de educação infantil do município de Corupá. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1763-
dc.description.resumoEste estudo teve o objetivo de compreender os significados de qualidade expressos pelas professoras de Educação Infantil de Corupá, ao se referirem ao atendimento das crianças de zero a seis anos. Considerando o aumento significativo no número de Instituições de Educação Infantil nas últimas décadas , sem dúvida, é imprescindível que discussões acerca da qualidade desse atendimento sejam colocadas em pauta. E, tratando especialmente de crianças pequenas, é clara a importância que adquirem os aspectos qualitativos no âmbito educacional. A preocupação com a qualidade da educação infantil está ligada ao movimento em busca das garantias do direito da criança, mas também do significado teórico-prático do trabalho pedagógico destas instituições. Segundo Zabalza (1998) o desafio da educação infantil é o desafio da qualidade . Nesse contexto, o professor representa o principal protagonista nas relações que ocorrem entre a escola, as crianças, os pais e a comunidade. Baseada na Consulta sobre Qualidade da Educação Infantil (CAMPOS, COELHO e CRUZ, 2006) essa pesquisa contou com a participação de 36 professoras de creches e pré-escolas. Entretanto, a fim de viabilizar os objetivos com os quais o trabalho se comprometia, os instrumentos utilizados na Consulta sobre Qualidade foram organizados e reformulados, de acordo com as necessidades deste trabalho. Para a análise das questões fechadas foi utilizado o pacote estatístico SPSS e as questões abertas foram analisadas qualitativamente, procurando-se categorizar os temas e tópicos que emergiram do discurso das professoras. Os resultados evidenciam que para as professoras de Educação Infantil do município de Corupá, um bom CEI/Pré-escola se constitui de um espaço apropriado para o desenvolvimento da criança, vindo a oportunizar experiências ricas em relação ao seu crescimento, desenvolvimento e aprendizagem. Nesse sentido, as professoras consideram aspectos pedagógicos que vão além das condições mínimas para garantir os direitos das crianças, defendendo valores educacionais que fazem parte de um processo de construção de significados de qualidade, na perspectiva de assegurar valores e princípios coerentes com a representação de infância construída pelo grupopor
dc.description.abstractThis study attempts to understand the meanings of quality , expressed by ECE (Early Childhood Education) teachers of Corupá, Brazil, concerning education and the care of children from zero to six years old. Considering the significant increase in the number of ECE services in recent decades, it is essential to discuss their quality. In relation to small children in particular, the importance of acquiring qualitative aspects in the educational environment is clear. The concern about the quality of Early Childhood Education is linked to the movement for children s rights, but also relates to the theoretical and practical meaning of pedagogical work in these institutions. According to Zabalza (1998) the challenge facing Early Childhood Education is the challenge of quality . In this context, the teacher is the main protagonist in the relationships that occur between the school, the children, the parents and the community. Based on the Quality Inquiry in ECE (CAMPOS, COELHO e CRUZ, 2006), this research involved 36 nursery and infant school (kindergarten) teachers. However, to accomplish the objectives of this work, the instruments used in the Quality Inquiry were organized and modified, according to the needs of this work. The statistical package SPSS was used to analyze the closed questions, while the open questions were analyzed qualitatively, categorizing the themes and topics that emerged from the teacher s speech. The results show that ECE teachers of Corupá think that a good ECE Center is an appropriate place for children s development, offering rich experiences for their growth, development and learning. In this sense, the teachers consider pedagogical aspects that go beyond the minimal conditions needed to guarantee children s rights, defending educational values that are part of the process of constructing the meaning of quality, from a perspective of assuring values and principles coherent with the representation of childhood constructed by the groupeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3971/Jaqueline%20Benoit.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectqualidadepor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectprofessoraspor
dc.subjectqualityeng
dc.subjectearly childhood educationeng
dc.subjectteacherseng
dc.subjectqualidade na educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleQualidade na educação infantil: as concepções das professoras de educação infantil do município de Corupápor
dc.titleQualidade na educação infantil: as concepções das professoras de educação infantil do município de Corupápor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Benoit.pdf645,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.